Enunciado
Álgebra Linear e Geometria Analítica - Cálculo com Geometria Analítica Volume 1 - 3ª Edição - Louis Leithold- Ed: 3º - Capítulo 10.3 - Ex. 10
Ache o centro, os vértices, os focos e as equações das assíntotas da hipérbole dada. Faça um esboço da curva e de suas assíntotas e mostre os focos.
Passo 1
Primeiramente vamos passar a equação para a forma reduzida ao completarmos o quadrado de .
Desta forma temos que o centro é . Além disso que nos dão os valores dos eixos .
Passo 2
Agora para achar os vértices tomamos o centro e somamos ou subtraímos da coordenada da qual o eixo principal é paralelo. Neste caso temos que fazer isso em .
Passo 3
Para os focos o mesmo procedimento dos vértices pode ser aplicado, mas em relação a . Assim basta encontrar pela Relação Pitagórica.
Passo 4
As assíntotas são dadas como e
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Ache a equação da hipérbole satisfazendo as condições dadas e faça um esboço do gráfico.Um foco em 26 ,0 e como assíntotas as retas 12 y = ±5 x .
Ache a equação da hipérbole satisfazendo as condições dadas e faça um esboço do gráfico.Focos em - 1 ,4 e 7 ,4 e comprimento do eixo transverso 8 3 .
Ache a equação da hipérbole satisfazendo as condições dadas e faça um esboço do gráfico.Centro em - 2 ,- 1 , um vértice em - 2 ,11 e um foco - 2 ,14 .
Os vértices de uma hipérbole estão em - 3 ,- 1 e - 1 ,- 1 , e a distância entre os focos é 2 5 . Ache (a) a equação da hipérbole e (b) a equação das assíntotas.
Ache a equação da hipérbole satisfazendo as condições dadas e faça um esboço do gráfico.Um foco em - 3 - 3 13 ,1 , as assíntotas interceptam-se em - 3 ,1 e uma assíntota passa pelo ponto 1 ,7 .