Enunciado

Ache a equação da parábola com vértice em ( - 3 ,   5 ) e foco em ( - 3 , - 1 ) .

Passo 1

Bom, como o foco se encontra numa coordenada y abaixo do vértice, a nossa parábola tem concavidade para baixo, então podemos escrever a equação geral da parábola como:

x - h 2 = 4 p y - k

Passo 2

Pelas coordenadas do vértice, podemos determinar h e k já que o vértice é dado por ( h ,   k ) :

h = - 3

k = 5

Passo 3

E para obtermos p, nós sabemos que a distância do vértice até o foco é p, então:

p = - 3 - 3

Passo 4

Por final a equação da nossa parábola será:

x + 3 2 = - 24 y - 5

Resposta

x + 3 2 = - 24 y - 5

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Seja P x 1 , y 1 um ponto na hipérbole x 2 a 2 - y 2 b 2 = 1 com focos F 1 e F 2 e sejam α e β os ângulos entre as retas P F 1,P F 2 e a hipérbole, como mostrado na figura. Demonstre que α = β . (Essa
O planeta Mercúrio percorre uma órbita elíptica com excentricidade 0,206 . Sua distância mínima ao Sol é 4,6.10 7k m . Encontre sua distância máxima do Sol.
A distância do planeta Plutão até o Sol é 4,43.10 9k m no periélio e 7,37.10 9k m no afélio. Encontre a excentricidade da órbita de Plutão.
Encontre uma equação para a curva traçada pelo ponto P(x, y) se a distância entre P e o vértice da parábola x 2 = 4 y for duas vezes a distância entre P e o foco. Identifique a curva.
Um segmento de reta de comprimento a + b vai do eixo x ao eixo y. O ponto P no segmento está a unidades a partir de uma extremidade e b unidades a partir da outra extremidade. Mostre que P traça uma e