Ache o volume do solido gerado por rotação, em torno do eixo y da região limitada pela curva x = y ² e x = y 4 , no primeiro quadrante

Passo 1

Desenhando o problema

No plano XY o solido tem essa forma. Com a curva verde a função x = y 4 e a azul x = y ²

Como é um solido de revolução. Então o seu volume é ∫ a b π f y 2 d y

Passo 2

Como agora o eixo é y. Nossa função é [ y 2 - y 4     ]. Visto que queremos a área embaixo de y 2 – a área embaixo y 4 , projetada em y.

No nosso caso o limite de integração é entre [ 1 , 0 ]

Logo : V = ∫ 0 1   π y 2 - y 4 2 d y     = π   ∫ 0 1   y 4 - 2 y 6 + y 8 d y        

= π y 5 5 + 2 y 7 7 + y 9 9 , y entre [1,0]

= π 1 5 - 2 7 + 1 9

Resposta

π 8 315

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ache o volume do sólido gerado pela rotação da região à direita do eixo y , limitada pela curva y = x 9 - x 2 4 e pelo eixo x , em torno do eixo x .
Ache o centro de massa de uma barra com 8cm se a densidade linear num ponto a xcm do extremo esquerdo é ρ x g/cm onde ρ x = x 2 + 36 .
A densidade linear de uma barra num ponto a xm de um extremo é 9 + x 2kg/m . Ache a massa e o centro de massa da barra, sabendo que ela tem 3m .
37. Um paraboloide de revolução é obtido fazendo girar a parábola y 2 = 4 p x em torno do eixo x. Ache o volume limitado por um paraboloide de revolução e um plano perpendicular a seu eixo, se o plano
39. A Região limitada pela curva y = c o s e c x e pelas retas y = 2,x = π 6 ,x = 5 6 π é girada em torno do eixo x. Ache o volume do sólido gerado.