Enunciado

Um campo deve ter o formato de um triângulo retângulo, com a hipotenusa ao longo de um rio reto e uma cerca delimitando os dois catetos do campo. Encontre as dimensões do campo de maior área que pode ser cercado com 1000 m lineares de cerca.

Passo 1

Esse é um típico exercício de otimização. O cálculo diferencial é uma ferramenta que nos ajuda muito na resolução desses casos, tão recorrentes no dia a dia.

Sempre esses exercícios precisam da sua boa interpretação de texto. No caso, precisamos de 1000 metros de cerca, no máximo, pra limitar um campo triangular, certo?

Passo 2

Uma figura ajuda a visualizar a nossa situação:

c ó r r e g o

x

y

Só vamos cercar os catetos, ou seja, os lados x e y . Temos então que a soma das dimensões de a e b deve equivaler a 1000 metros. Escrevemos:

x + y = 1000

Você sabe que a área A do triângulo retângulo se dá pela metade do produto dos catetos. Escrevemos:

A = x ∙ y 2

Agora, pra facilitar nosso trabalho, escreveremos a área A apenas como uma função de x , o cateto maior. Pra isso, isolamos y na primeira equação, e escrevemos:

y = 1000 - x

Teremos pra A ( x ) :

A x = x ∙ 1000 - x 2

A x = 1000 x - x 2 2

Passo 3

Agora temos uma função que descreve a nossa área. Por nossos conhecimentos de funções, A ( x ) é descrita por uma parábola com concavidade voltada pra baixo. Logo, tem um ponto de máximo!

É esse ponto de máximo da área, desescrita em função de um de seus lados (lado x ), que a gente precisa determinar. E como fazer isso?

Se você ainda não sabe, ou talvez não lembre, mas um dos teoremas do Cálculo (Teorema de Fermat) diz que, nos pontos de máximo e de mínimo de uma função (quando possui) a derivada se anula.

Logo, podemos pegar A ( x ) , derivar e igualar a zero! O valor de x que acharmos atribuído a essa derivada nula vai ser o ponto em que a função assume o valor máximo. Em outras palavras, vamos achar o valor de x , um dos lados do retângulo, que nos dá a maior área possível!

Passo 4

Derivando, temos:

A ' x = 1000 - 2 x 2

Igualamos isso a zero:

1000 - 2 x 2 = 0

1000 - 2 x = 0

1 000 = 2 x

∴ x = 500

Então, esse é o valor de x , lado maior do triângulo retângulo que se quer cercar, que vai possibilitar a maior área possível.

Temos x , mas ainda precisamos de y . Calculamos facilmente pela primeira equação!

y = 1000 - x

y = 1000 - 500

∴ y = 500

Resposta

São as dimensões x = 50 0   m e y = 500   m .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Use o gráfico para dizer quais os valores máximos e mínimos locais e absolutos da função.
Esboce o gráfico de uma função f que seja contínua em [ 1,5 ] e tenha as propriedades dadas:Máximo absoluto em 5 , mínimo absoluto em 2 , máximo local em 3 e mínimo local em 2 e 4 .
a) Esboce o gráfico de uma função que tenha um máximo local em 2 e seja derivável em 2 .b) Esboce o gráfico de uma função que tenha um máximo local em 2 e seja contínua, mas não derivável em 2 .c) Esb
Demonstre o Teorema de Fermat para o caso no qual f tenha um mínimo local em c .
Uma função cúbica é um polinômio de grau três; isto é, tem a forma f x = a x 3 + b x 2 + c x + d , em que a ≠ 0 .Mostre que uma função cúbica pode ter dois, ou nenhum número(s) crítico(s). Dê exemplos