Coeficientes angulares de senoides

  1. Determine as equações para as tangentes às curvas y = sen(2x) e y = -sen(x/2) na origem. Existe algum aspecto diferente no modo como essas tangentes estão relacionadas? Justifique a sua resposta.
  2. O que se pode dizer sobre as tangentes às curvas y = sen(mx) e y = -sen(x/m) na origem (m é uma constante 0 != 0 )? Justifique sua resposta.
  3. Para dado m , quais são os maiores valores de coeficiente angular que as curvas y = sen(mx) e y = -sen(x/m) podem ter? Justifique sua resposta.
  4. A função y = sen(x) completa um período no intervalo [0, 2pi] , a função y = sen(2x) , dois períodos, a função y = sen(x / 2) , meio período, e assim por diante. Existe alguma relação entre o número de período que y = sen(mx) completa em [0, 2π] e o coeficiente angular da curva y = sen(mx) na origem? Justifique sua resposta.

Passo 1

Para podermos resolver esta questão, precisamos relembrar a equação de uma reta. Desta forma, uma reta é dada pela seguinte equação:

y - y 0 = m x - x 0

Em que ( x 0 , y 0 ) são as coordenadas do ponto de tangência. No caso da origem, o ponto é O = ( 0,0 ) . O que nos falta determinar é esse m . O que ele é?

O número m é chamado de coeficiente angular da reta. E ele é calculado através da derivada da nossa função! Revisado estes conceitos, vamos a nossa questão.

Passo 2

Precisamos obter a equação da reta tangente às curvas y = sen ⁡ 2 x e y = - sen ⁡ x / 2 na origem O = ( 0,0 ) . Portanto, precisamos obter o coeficiente angular de cada uma das retas. Vamos começar por obter o da função y = sen ⁡ 2 x . Derivando-a, temos:

d y d x = 2 cos ⁡ 2 x

Quando x = 0 , temos d y d x = 2 .

Agora, para y = - sen ⁡ x / 2 , temos:

d y d x = - 1 2 cos ⁡ ( x / 2 )

Consequentemente, quando x = 0 , d y d x = - 1 2

Passo 3

Vamos obter a equação das retas tangentes agora. Para a curva y = sen ⁡ 2 x , temos:

y - 0 = 2 x - 0

y = 2 x

Já para a curva y = - sen ⁡ ( x / 2 ) , temos:

y - 0 = - 1 2 x - 0

y = - 1 2 x

Passo 4

Agora vamos analisar a relação entre ambas as retas tangentes. Observe o produto entre os dois coeficientes angulares.

2 ⋅ - 1 2 = - 1

Como o produto entre o coeficiente angular de ambas deu - 1 , sabemos que elas são perpendiculares!

Resposta

A reta tangente à curva y = sen ⁡ 2 x é:

y = 2 x

A reta tangente à curva y = - sen ⁡ ( x / 2 ) é:

y = - 1 2 x

As retas são perpendiculares entre si.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados