1. Uma companhia produz chips de computador a partir de placas quadradas de silício. Ela quer manter o comprimento do lado da placa muito próximo de 15 m m e deseja saber como a área A ( x ) da placa varia quando mudamos o comprimento x do lado. Encontre A ' ( 15 ) e explique seu significado nessa situação.
  2. Mostre que a taxa de variação da área de um quadrado em relação ao comprimento de seu lado é a metade de seu perímetro. Tente explicar geometricamente por que isso é verdade, desenhando um quadrado cujo comprimento de lado x é aumentado em ∆ x . Como aproximar as mudanças resultantes na área ∆ A se ∆ x for pequeno?

Passo 1

E aí! tudo certinho?

Nesse problema temos um chip de computador sendo quadrado e cujo lado é próximo de 15 m m . A partir daí quermos saber como a área A x varia conforme mudamos o comprimento x do lado do chip e também temos que calcular A ' 15 .

Além disso temos que mostrar que a taxa de variação da área de um quadrado é metade do perímetro e como aproximamos ∆ A se ∆ x for pequeno.

Bastante coisa, não é?

Para responder essa pergunta, temos que lembrar como calculamos a área do quadrado...

A = l 2

A partir daí, temos que lembrar que A x é uma função... e a taxa de variação de uma função pode ser interpretada a partir da sua derivada.

Então vamos adaptar a fórmula da área do quadrado para o nosso caso, calcular sua derivada e obter as respostas que o problema pediu!

Bora lá!

Passo 2

Vamos imaginar que você é o engenheiro de uma companhia que produz chips de computador a partir de placas quadradas de silício. Queremos produzir um chip com o comprimento ( x ) muito próximo de 15 m m mas a gente também quer saber como a área total A ( x ) varia com x . Pra isso fazemos:

A x = x 2

Derivando:

A ' ( x ) = 2 x

Como bons engenheiros que somos, devemos entender o significado do que a gente calcula! Acima temos uma reta com inclinação positiva igual a 2 .

Isso significa que quanto maior for o comprimento do lado do chip, maior será a sua área e esse crescimento acontece de forma linear!

Devemos também encontrar A ' ( 15 ) :

A ' 15 = 2 × 15 = 30   m m

A ' 15 = 30   m m 2 / m m

E esse valor representa a taxa em que a área está aumentando em relação ao comprimento do lado quando x atinge 15   m m .

Tranquilo até aqui?

Passo 3

Para a letra (b) devemos mostrar que a taxa de variação da área de um quadrado em relação ao x é a metade de seu perímetro.

O perímetro é calculado pela soma dos lados, então para um quadrado:

P x = 4 x

A taxa de variação A ' ( x ) é:

A ' x = 2 x

P x 2 = 4 x 2 = 2 x = A ' x

Tá provado! Mas o que isso significa?

Vamos desenhar um esqueminha pra entender melhor:

Se calcularmos a variação da área ( ∆ A ), teremos que:

∆ A = x ∆ x + x ∆ x + ∆ x 2

∆ A = 2 x ∆ x + ∆ x 2

Se ∆ x for pequeno, teremos que ∆ x 2 ≈ 0 , daí:

∆ A = 2 x ∆ x

Então:

∆ A ∆ x = 2 x

Esse é o mesmo resultado que encontramos lá em cima! Na prática significa que pra cada unidade de comprimento do chip temos o dobro em área!

E fim! O que achou? Responde Aí!

Resposta

  1. A ' 15 = 30   m m 2 / m m
  2. Ver o desenvolvimento.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um objeto de massa m é arrastado ao longo de um plano horizontal por uma força agindo ao longo de uma corda atada ao objeto. Se a corda faz um ângulo θ com o plano, então a intensidade da força é F =
Se p ( x ) for o valor total da produção quando há x trabalhadores em uma fábrica, então a produtividade média da força de trabalho da fábrica é A x = p x x (a) Encontre A ' x . Por que a companhia pr
A função custo para uma certa mercadoria é C x = 339 + 25 x - 0.09 x 2 + 0,0004 x 3 (a) Encontre e interprete C ' ( 100 ) .(b) Compare C ' 100 com o custo de produzir o 101 º º ítem.
33) A lei dos gases para um gás ideal à temperatura absoluta T ( em kelvins), pressão P (em atmosferas) e volume V (em litros) é P V = n R T , em que n é o número de mols de gás e R = 0,0821 é uma con
35) No estudo de ecossistemas, o modelo predador-presa é muitas vezes usado para estudar a interação entre as espécies. Considere uma população de lobos da tundra, dada por W ( t ) , e caribu, dada po