Enunciado

Considere o problema de valor inicial.

Queremos explorar quão longo é o intervalo de tempo necessário para que a solução se torne “desprezível” e como esse intervalo depende do coeficiente de amortecimento γ. Mais precisamente, vamos procurar o instante τ tal que |s(t)| τ. Note que o amortecimento crítico para este problema ocorre quando γ = 2.

Repita o item (b) para valores de γ entre 1,5 e 2. Mostre que τ continua a diminuir até que γ atinja um determinado valor crítico γ0, após o qual τ aumenta. Encontre γ0 e o valor mínimo correspondente de τ com duas casas decimais.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para encontrarmos a solução para a equação. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser relembrar que temos a seguinte relação:

u = e r t

u ' = r e r t

u ' ' = r ² e r t

A amplitude do sistema é dada por:

r 2 e r t + γ r e r t +   e r t = 0

r ² + γ r + 1 = 0

r = - γ 2 ± i μ  

u t = e - γ t 2 2 cos ⁡ 4 - γ 2 2 t + 2 γ 4 - γ 2 sin ⁡ 4 - γ 2 2 t

Passo 3

Pronto!! Agora é só substituir os valores e achar a solução!!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se um peso de 10kg distende uma mola em 2,5c m , um peso de 32kg irá distendê-la em _____ cm.
A equação diferencial de um peso em uma mola é x ' ' + 16 x = 0 . Se o peso for solto em t = 0 será 1m acima da posição de equilíbrio com uma velocidade de 3m / s para baixo, a amplitude das vibrações
Um peso de 1,5 kg distende uma mola em 2cm. O peso parte de um ponto 25 cm abaixo da posição de equilíbrio com uma velocidade de 1 m / s para cima.f) quando a velocidade é zero?
Um peso de 1,5 kg distende uma mola em 2cm. O peso parte de um ponto 25 cm abaixo da posição de equilíbrio com uma velocidade de 1 m / s para cima.d) Quando o peso passa pela posição de equilíbrio se
O movimento vertical de um peso atado a uma mola é descrito pelo problema de valor inicial 1 4 d 2 x d t 2 + d x d t + x = 0 , x 0 = 4 , x ' 0 = 2 Determine o deslocamento vertical máximo.