Determine o domínio e a imagem da função e desenhe um esboço do seu gráfico.
Passo 1
Como temos uma função com 3 casos, um para cada intervalo, vamos começar plotando o gráfico para cada intervalo e depois analisamos o domínio e a imagem da função olhando pro gráfico que plotamos. Vamos devagarinho, intervalo por intervalo.
Passo 2
Para vamos ter a reta de equação . Essa é uma reta que cruza o eixo em e tem inclinação . É como se tivéssemos uma função , porém deslocada para baixo em unidades. Ficamos com:
E assim como a função pede, estamos considerando apenas os valores para
Passo 3
Agora vamos incluir o que a 2ª linha pede:
Então teremos o ponto no nosso gráfico. Assim ó:
Agora é só acrescentar a última parte para e teremos o gráfico da função!
Passo 4
A 3ª parte da função da questão diz:
Um polinômio do 2º grau tem o gráfico de uma parábola! Mas como temos esse vamos ter que deslocar nossa parábola em unidade pra cima do . Vamos ficar com:
Esse é o gráfico da nossa função!
Passo 5
Agora olhando pro gráfico podemos definir o domínio e a imagem numa boa. A função está definida para todo valor de , então o domínio da função fica
E agora olhando pros valores que a função assume no eixo da pra ver que a reta garante todos os valores de até na nossa função. Repare que o não entra nesse intervalo! O ponto na origem garante o valor de e a parábola inclui todos os valores maiores que na imagem. Agora precisamos unir isso tudo para chegar no intervalo da função!
A imagem fica então:
Resposta
Domínio:
Imagem: