Enunciado

Esboce o gráfico da quantidade de uma marca particular de café vendida por uma loja como função do preço do café.

Passo 1

Fala aí! tudo certinho? 😊

Nesse problema temos que esboçar o gráfico da quantidade de uma marca particular de café vendida por uma loja como função do preço do café.

Tem ideia de como fazemos isso? 👀

Bom pessoal, a gente tem que dar uma olhada no comportamento da situação: se o preço do café auementar, as pessoas vão querer comprar menos e vice-versa. Ou seja: a quantidade de café Q é inversamente proporcional ao preço P . Sabendo disso, a gente pode montar a nossa função que diz pra gente o que é que ta acontecendo:

Q P = k   . 1 P

Veja só! 👀

Passo 2

Esse k que a gente colocou é uma constante de proporcionalidade – ela diz pra gente o quanto a quantidade de café vendida diminui com o aumento do preço.

Por exemplo: se k = 2 0 , sabemos que 20 unidades de café será vendidas se o preço for 1 real, 10 unidades serão vendidas se o preço for 2 reais e assim por diante, ta beleza?

O gráfico abaixo é justamente o que a gente ta querendo: ele aparece bastante em livros de exatas e mostra como duas grandezas inversamente proporcionais se relacionam.

Basicamente vamos ter uma quantidade de vendas muito grande se o café for muito barato e conforme o preço do café aumenta, a quantidade de vendas diminui pois nem todo mundo vai poder pagar mais caro nesse café, tornando-o mais nixado...

A partir daí podemos esboçar o gráfico como

Sacou? Responde Aí! 😁

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o domínio e esboce o gráfico.g (x) = sqrt(2 - 3 x^2)
A reta r passa pelo ponto 1,2 e intercepta os eixos coordenados nos pontos A e B . Expresse a distância d , entre A e B , em função do coeficiente angular m . (Suponha m0 ).
Entre os retângulos de perímetro 2 p dado, qual o de área máxima?
Determine a para que as retas dadas sejam paralelas. y = a + 1 x + 1 e y = x
Determine a para que as retas dadas sejam paralelas. y = a x e y = 3 x - 1