Duas curvas são ortogonais se suas retas tangentes forem perpendiculares em cada ponto de interseção. Mostre que as famílias dadas de curvas são trajetórias ortogonais uma em relação à outra, ou seja, toda curva de uma família é ortogonal a toda curva da outra família. Esboce ambas as famílias de curvas no mesmo sistema de coordenadas.
Passo 1
E aí, pessoal! 😊
Bom, galera, nesse exercício queremos mostrar que as curvas apresentadas são ortogonais, ou seja, perpendiculares, e esboçar graficamente essas curvas.
Para isso, iremos utilizar a derivação implícita e comparar o coeficiente angular das curvas e suas retas tangentes. Caso o coeficiente angular de uma reta tangente à curva for a recíproca negativa do coeficiente da outra curva, as trajetórias são ortogonais uma em relação a outra.
Ambas as equações são equações da circunferência, só que uma é deslocada no eixo e outra no eixo . Vamos esboçar o gráfico no final.
Veja só! 😉
Passo 2
Vamos utilizar a derivação implícita para encontrar a inclinação da reta tangente a curva
Agora, vamos isolar , que é a inclinação da reta tangente a curva que derivamos
Em um ponto arbitrário , a inclinação da reta tangente é
Tranquilo até aqui? 😁
Passo 3
Vamos fazer o mesmo para a outra curva para encontrar
Agora, vamos isolar , que é a inclinação da reta tangente a curva que derivamos
Em um ponto arbitrário , a inclinação da reta tangente é
Repara que os coeficientes angulares encontrados () de cada curva é a reciproca negativa do outro, ou seja, elas são ortogonais. A gente consegue ver isso, pois o que ta no denominador de uma é o numerador do outro.
E aí! O que achou? Responde Aí! 😊
Resposta
Assim, se as curvas se interceptam em e e são diferentes de , então as curvas são ortogonais. Graficamente