Encontre o domínio e esboce o gráfico da função:

F (x) = (1)/(2) ( x + 3 )

Passo 1

A primeira coia que vamos fazer é multiplicar todo mundo por esse (1)/(2) que aparece na função, bora lá:

F (x) = (x)/(2) + (3)/(2)

Aqui a gente tem uma função polinomial do primeiro grau, sem nenhum tipo de radical e sem nenhuma varíavel no denominador da função. Toda vez que a gente tiver um polinômio de qualquer grau que atenda essas condições, seu domínio será todos os números reais, ou seja o conjunto R .

Passo 2

Como a gente tem uma função do primeiro grau, seu gráfico vai ser uma reta! Essa é daquelas funções que tão sempre aparecendo durante os exercícios de cálculo, então é bom ficar com as propriedades dela sempre na mente ;)

Para definir uma reta, precisamos de dois pontos no plano cartesiano (iremos chamar F (x) de y ). Para começar, iremos pegar o ponto x = 0 , o que irá nos dar:

y = (0)/(2) + (3)/(2) = (3)/(2)

Agora, iremos fazer y = 0 , resultando em:

0 = (x)/(2) + (3)/(2)

- (3)/(2) = (x)/(2)

x = - 3

Pronto! Temos os nosso dois pontos que são, na forma de pares ordenados ( x , y ) , os pontos ( 0 , (3)/(2) ) e ( - 3 , 0 ) . Desenhando nosso gráfico, vamos ter:

Resposta

Seu domínio é o conjunto dos reais R e o comportamento da função é dado pelo gráfico:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Biólogos notaram que a taxa de cricridos de uma certa espécie de grilo está relacionada com a temperatura de uma maneira que aparenta ser quase linear. Um grilo cricrila 112 vezes por minuto a 20Co e
Encontre o domínio da função: f x = x 3 x - 1
Encontre uma expressão para a função cujo gráfico é o segmento de reta unindo os pontos 1 , - 3 e 5,7 .
Encontre uma expressão para a função cujo gráfico é o segmento de reta unindo os pontos (-5,10) e (7,-10).
Encontre uma fórmula para a função descrita e obtenha seu domínio.Um retângulo tem uma área de 16 m ² ². Expresse o perímetro do retângulo como uma função do comprimento de um de seus lados.