Encontre o limite. Use a Regra de l’Hôspital quando for apropriado. Se houver um método mais elementar, considere utilizá-lo. Se a Regra de l’Hôspital não se aplicar, explique o porquê.
Passo 1
Fala, galera! Beleza? Vamos resolver essa questão!
O enunciado pediu pra gente encontrar o limite da função. Pra isso, a gente pode usar a regra de L’Hospital. Mas antes, a gente precisa saber se essa regra se aplica ao limite.
Isso porque a regra L’Hospital é geralmente aplicada quando temos uma indeterminação do tipo , ou . Mas antes de verificar se a função cai nessa indeterminação, precisamos transformá-la em um quociente. Pra isso, vamos usar as propriedades de logaritmo, transforma a função em um produto e depois transformá-la em um quociente.
Assim, vamos derivar numerador e denominador da função, separadamente (nada de aplicar a regra do quociente na derivação, hein), para fugir da indeterminação. E a gente faz quantas vezes forem necessárias, para fugir da indeterminação e aplicar o limite.
Então, vamos lá!
Passo 2
Primeiro vamos manipular a função aplicado ao limite. Temos que:
Aplicando o logaritmo natural em ambos os lados da equação, obtemos:
E aplicando a propriedade de logaritmo:
Assim, o limite agora pode ser expresso como:
Passo 3
Aplicando a Regra de l’Hôspital, derivando em cima e embaixo, vamos obter:
E aplicando o limite, teremos:
Lembre-se que essa regra só pode ser aplicada em casos de indeterminações do tipo , ou e sua aplicação se resume em derivar o numerador e o denominador separadamente.
Passo 4
Retomando a nossa função inicial e aplicando o resultado obtido , temos que:
Aplicando a exponencial, obtemos:
Valeu, galera! Até a próxima! 😉