Enuncie as duas partes do Teorema Fundamental do Cálculo e explique qual o significado da frase “diferenciação e integração são processos inversos”.

Passo 1

Primeiro vamos relembrar, a parte 1 desse teorema nos diz que: “A integral definida pode ser calculada encontrando-se uma antiderivada do integrando e, então, subtraindo-se o valor dessa antiderivada no extremo inferior de integração de seu valor no extremo superior de integração.”

Já a parte 2 diz: “Se uma integral definida tiver um limite de integração superior variável de um limite de integração inferior constante e um integrando contínuo, então a derivada da integral em relação ao seu limite superior é igual ao integrando calculado no limite superior.”

Muito bem explicativo e confunde nossa mente, mas o que basicamente ele nos diz é que eu posso encontrar o resultado de uma integral pegando o integrando e substituindo os intervalos e pra comprovar isso nós resiolvemos a integração, derivando posteriormente o seu resultado!! Por isso que são processos inversos, certo??

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

31-34 Verdadeiro/Falso Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta [No exercício 34, suponha que o quadrado girado fique no plano x yà à direitado eixo y ] 34. Girando u
36. Prove que o centroide de um triângulo é o ponto de interseção das três medianas do triângulo. [Sugestão. Escolha as coordenadas de tal modo que os vértices do triângulo estejam localizadas em ( 0
35. Encontre o centroide do triângulo de vértices ( 0,0 ) , ( a , b ) e ( a , - b ) .
37.Encontre o centroide do trapézio de vértices ( - a , 0 ) , ( a , 0 ) , ( - b , c ) e ( b , c ) .
Escreva um parágrafo explicando informalmente o que significa uma função ser “integrável”.