Enunciado

9. Um estacionamento para estudantes em uma universidade cobra $2,00 para a primeira meia hora (ou para qualquer fração) e $1,00 para cada meia hora subsequente (ou para qualquer fração) até uma diária máxima de $10,00.

(a) Esboce o gráfico do custo como função do tempo de estacionamento.

(b) Discuta o significado da descontinuidade no gráfico para um estudante que utiliza o estacionamento.

Passo 1

(a) Considerando o eixo horizontal como tempo dado em horas e o eixo vertical como os valores em função do tempo, que são dados em reais, vamos construir o gráfico usando a definição da função descrita no enunciado, isto é:

De t = 0   a t é   t = 0.5 , o custo é de R $ 2.00 , e esse valor é assumido em todo o intervalo. Como a cada meia hora se soma R $ 1.00 , desta forma temos que de t = 0,5   a t é   t = 1 , o custo é de R $ 3.00 , e assim por diante em intervalos da forma [ n ,   n + 0,5 [ com 0 ≤ n ≤ 8 .   O gráfico gerado é da forma:

Passo 2

(b) A descontinuidade no gráfico se dá pelos saltos entre os valores para cada meia hora que se passa, segundo a lei que define os custos do estacionamento. Esses saltos ocorrem porque no instante em que se completa meia hora, a próxima meia hora já começa a ser contada, portanto adiciona o valor ao custo total, ou seja, o valor não é adicionado ao longo do tempo, mas é adicionado em um determinado instante de tempo.

Resposta

Gráfico e análise acima.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

No estudo da queda de objetos próximos à superfície da Terra, a aceleração g devida à gravidade é usualmente tomada como sendo a constante 9,8 m/s². Entretanto, a forma elíptica da Terra e outros fato
Faça desenhos análogos aos da Figura 1.6 . 2 que ilustrem o Teorema do Confronto para os limites da forma lim x → + ∞ ⁡ f x e lim x → - ∞ ⁡ f x .
Use o Teorema do Valor Intermediário para mostrar que a equação x + sen ⁡ x = 1 tem pelo menos uma solução no intervalo 0 , π 6 .Mostre graficamente que existe exatamente uma solução no intervalo.Apro
Use o Teorema do Valor Intermediário para mostrar que a equação x = cos ⁡ x tem, pelo menos, uma solução no intervalo 0 , π 2 .Mostre graficamente que há exatamente uma solução no intervalo.Aproxime a
1-4. Seja f a função cujo gráfico é dado. Em quais (se houver) dos intervalos seguintes f é contínua?3. a) [ 1 ,3 ] b) ( 1 ,3 ) c) [ 1 ,2 ] d) ( 1 ,2 ) e) [ 2 ,3 ] f) ( 2 ,3 )