Enunciado

Nos exercícios de 19 a 40, determine se a função dada tem uma inversa. Se a inversa exisitir, determine-a e faça o seguinte: (a) ache o domínio e a imagem;(b) faça esboço de gráficos da função e de sua inversa, no mesmo conjunto de eixos. Se a função não tiver uma inversa, mostre que uma reta horizontal intercepta o gráfico da função em mais de um ponto.

26. g x = 1 - x 2

Passo 1

Primeiramente precisamos saber que uma função só possue inversa se for biunívoca, ou seja, para cada elemento da imagem existe apenas um elemento do domínio. Caso uma imagem tenha duas imagens do domínio diferentes no intervalo, então ela não é biunívoca, portanto não possui inversa.

Passo 2

Para achar a inversa dessa função precisamos deixar a função tendo como variável o y . Desse modo fazemos as seguintes analises.

g x = y

y = 1 - x 2

y 2 = 1 - x 2

y 2 - 1 = - x 2

x = 1 - y 2

Podemos chamar agora de função de y .

f y = 1 - y 2

Podemos fazer a seguinte igualdade: f - 1 x = f ( y ) . Onde se le a inversa de uma função.

Portanto, f - 1 x = 1 - x 2 . A função inversa é igual a função original, a função não tem inversa porque não é biunívoca.

Passo 3

Como a função não possui inversa emboçaremos o gráfico com uma reta constante cruzando o gráfico em dois pontos:

Resposta

Essa função não possui inversa porque não é biunívoca.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que: cosh ⁡ ln ⁡ x = x 2 + 12 x
Num circuito elétrico, a força eletromotriz é x volts em t s, onde E = 20 cos ⁡ 120 π t . (a) Resolva a equação em t . Use a equação da parte a) para achar o menor valor positivo de t para o qual a fo
Nos exercícios de 34 a 41, faça um esboço do gráfico da curva com a equação dada.36. y = ln ⁡ ( x + 1 )
Faça um esboço do gráfico de y=l nx , colocando no gráfico os pontos com abcissas 1/9, 1/3, 1 ,3 e 9 e use l n3= 1,1 . Em cada um dos cinco pontos, ache a inclinação da reta tangente e trace um segmen
Nos exercícios de 34 a 41, faça um esboço do gráfico da curva com a equação dada.34. x = ln ⁡ y