Nos exercícios 35 a 43, determinar os valores máximo e mínimo da função dada, na região indicada.
39. ; no círculo .
Passo 1
Então pessoal, inicialmente vamos esboçar o círculo em questão para facilitar nossa visualização quanto à análise, tudo bem? Temos:
Antes de analisarmos a fronteira do círculo vamos analisar os pontos críticos em seu interior, jóia? Sendo assim, derivando parcialmente a função que nos foi dada e igualando-a a zero, teremos:
Dessa forma:
Logo, temos que é um ponto crítico no interior do círculo!
Passo 2
Para classificarmos se o ponto crítico que encontramos é ponto de máximo, mínimo ou se é ponto de sela, devemos encontrar o determinante Hessiano, dado da seguinte forma:
Então temos que encontrar essas derivadas parciais aí! Sendo assim:
Substituindo, teremos:
Dessa forma, pelas proposições estudadas, temos que se o determinante resulta em um valor negativo, então o ponto crítico em questão é um ponto de sela!
Passo 3
Ufa! A primeira parte da análise foi concluída, que é a análise do interior. Agora teremos que analisar a fronteira! Para , temos:
Sendo assim:
Derivando e igualando a zero:
Sendo assim, para esse valor de , temos que vale:
Passo 4
Agora o que devemos fazer é substituir os valores de e que encontramos na nossa função para ver os máximos e mínimos. Se fizermos isso, teremos:
Sendo assim, pelos resultados obtidos, podemos concluir que os pontos e são pontos de mínimo e apresentam valor de e os pontos e são pontos de máximo e apresentam valor de .
E está aí nossa análise acerca dos máximos e mínimos da função, galera!
Resposta
Pontos de mínimo: e , valor: ;
Pontos de máximo: e , valor: .