Nos exercícios 15-18, determine se a série geométrica converge ou diverge. Se a série converge, encontre a sua soma. 1 + - 3 + - 3 2 + - 3 3 + - 3 4 + …

Passo 1

E aí galerinha!! Beleza? Aqui temos uma questão bem bacana de Cálculo, vamos lá?Primeiramente, precisamos entender de qual série estamos lidando. Bom o próprio livro, já nos apresenta que estamos tratando de séries geométricas, assim já é meio caminho andado.

Passo 2

Para sabermos se a série é divergente ou convergente, precisamos pegar o primeiro termo da série após o 1, ele vai seguir os seguintes critérios:Se o termo é maior que 1, a série é divergente! Se o termo é menor que 1, a série é convergente!

Ótimo, agora podemos realizar o nosso teste

Passo 3

Sabemos que o termo da série é:

- 3 Realizando o critério, temos que:

- 3 > 1 3 > 1

Logo, podemos concluir que a série é divergente!

Passo 4

Portanto, como a série é divergente, não será necessário realizar o encontro da soma da série, de acordo com o enunciado do livro.

Questão resolvida!!

Essa resolução te ajudou? Responde Aí! Até a próxima, tchaaaaau!!

Resposta

Resposta no passo 3

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que o erro ( L-s n ) obtido substituindo-se uma série geométrica convergente com uma das somas parciais s n é a r n / ( 1-r ) .
Para quais valores de r a série 1 + 2 r + r 2 + 2 r 3 + r 4 + 2 r 5 + r 6 ⋯ converge? Encontre a soma da série quando ela converge.
A figura abaixo mostra os primeiros cinco quadrados de uma sequência. O quadrado externo tem uma área de 4m 2 . Cada um dos outros quadrados é obtido ligando-se os pontos médios dos lados do quadrado
Encontre os valores de x para os quais a série geométrica dada converge. Encontre também a soma da série (como uma função de x ) para esses valores de x . ∑ n = 0 ∞ s e n n x
Curva do floco de neve de Helga von Koch. A curva do floco de neve de Helga von Koch é uma curva de comprimento infinito que engloba uma região de área finita. Para entender a razão disso, imagine que