Enunciado

Faça o gráfico de cada função, sem marcar pontos, mas começando com o gráfico de uma das funções básicas dadas na Seção 1.2 e então aplicando as transformações apropriadas.

y = 2 x + 1

Passo 1

E aí galera, tudo bem? Vamos fazer aqui mais uma questão sobre transformação de funções e gráficos. No livro do Stewart, na Seção 1.2 , nos é dado essa gráfico:

Que é o gráfico da função recíproca y = 1 x , ta ok? Esse gráfico é importante e aparece com certa frequência em Cálculo, então fica a dica, é daqueles que você tem que saber de cabeça!

A primeira coisa que vamos fazer é deslocar o gráfico na horizontal em 1   unidade para a esquerda. Os deslocamentos na horizontal sempre vão acontecer quando somamos ou subtraímos um número bem do lado do x , fechou? Olha como vai ficar:

Passo 2

Agora temos que esticar o nosso gráfico na vertical por um fator 2 . Lembr-se que, sempre quando multiplicamos toda a expressão por um número ou dividimos, nosso gráfico vai ficar mais deformado na vertical, belê? Olha como fica:

Pronto! Esse já é o nosso gráfico de y = 2 x + 1 !

Resposta

O gráfico de y = 2 x + 1 é:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que f seja uma função par, g seja uma função ímpar e tanto f como g sejam definidas na reta real ℝ. Quais das seguintes funções (quando definidas) são pares? E ímpares? a )f g
Faça o gráfico da função: y =1 2 x - 1 Comece pelo gráfico de uma das funções padrão apresentadas nas figuras 1.14-1.17 e aplique a mudança adequada.
Seja f ( x )=x - 7 e g ( x )=x ² ². Faça o gráfico de f e g juntamente com f ∘ g e g∘ f .
O exercício a seguir apresenta uma equação de elipse. Coloque a equação no formato padrão e esboce a elipse. 3 x - 1 2 + 2 y + 2 2 = 6
Suponha que f seja uma função par, g seja uma função ímpar e tanto f como g sejam definidas na reta real ℝ. Quais das seguintes funções (quando definidas) são pares? E ímpares? i )g ∘ g