Enunciado

Faça o gráfico da função à mão, não usando pontos, mas a partir dos gráficos de uma das funções padrão dadas na seção 1.2, e então aplique as transformações apropriadas.

  y = 2 - x

Passo 1

Fala aí! tudo certinho?

Nesse problema foi dada a função

y = 2 - x

E nosso objetivo é esboçar o gráfico dessa função a partir das funções padrões dadas na seção 1.2.

Parece complicado?

Para resolver esse exercicio temos que identificar em qual tipo de função nosso problema se encaixa e a partir do gráfico genérico do tipo da função, esboçar o gráfico da nossa função.

Veja só!

Passo 2

A primeira coisa que podemos perceber da nossa função é que x está dentro de uma função. Dessa forma podemos dizer que a nossa função base é dada por y = x

Porém nossa função tem algumas coisas a mais...

y = 2 - x

Começando que x tem um sinal de menos, então por isso o gráfico da nossa função será “espelhado” para baixo.

Além disso temos um uma constante 2 que é somada à função, por isso, nosso gráfico terá uma translação de 2 unidades para cima.

Resumindo as características que definimos até aqui é que a nossa função y será parecida com a função y = x porém invertida para o lado negativo de y e depois transladada 2 unidades pra cima.

E aí! entendeu tudo? Responde Aí!

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Este exercício explora o efeito da função interior g sobre a função composta y = f g x .a) Faça o gráfico da função y = s e nx usando a janela 0 ,400 por 1,5 ,1,5 . Qual a diferença entre esse gráfico
Faça o gráfico da função f x = 1 + c x 2 para vários valores de c . Descreva como a variação de c afeta o gráfico.
Neste exercício, consideramos a família de funções f x = 1 / x n , onde n é um inteiro positivo.a) Faça o gráfico das funções y = 1 / x e y = 1 / x 3 , na mesma tela usando a janela retangular [ - 3 ,
Faça o gráfico da elipse 4 x 2 + 2 y 2 = 1 por meio dos gráficos das funções que são a metade superior e inferior da elipse.
Faça o gráfico da hipérbole y 2 - 9 x 2 = 1 por meio dos gráficos das funções que são os ramos superior e inferior da hipérbole.