Enunciado
Cálculo - Boyce - Equações Diferenciais - Ed: 10º - Capítulo 3.8 - Ex. 8c
Faça o gráfico da solução estado estacionário.
Passo 1
Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para encontrarmos a solução da nossa equação. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??
Passo 2
Ok, nosso primeiro passo vai ser relembrar que temos o seguinta no problema 5:
A amplitude do sistema é dada por:
Passo 3
Pronto!! Agora é só substituir os valores e achar a solução!!
Usando o princípio da superposição e todo o raciocínio seguido no problema 6, teremos uma combinação para tera seguinte solução geral:
Parte transitente:
Parte estacionária:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Para o sistema no Problema 17, suponha que Δ = 3 e Ta = 0,3 s. Tendo em vista o Problema 21, determine o valor do coeficiente de amortecimento γ.
Para a oscilação amortecida descrita pela Eq. (26), mostre que o intervalo de tempo entre os máximos sucessivos é de Ta = 2π/μ..
Considere o problema de valor inicial.Queremos explorar quão longo é o intervalo de tempo necessário para que a solução se torne “desprezível” e como esse intervalo depende do coeficiente de amortecim
Mostre que a razão entre os deslocamentos em dois máximos sucessivos é dada por exp(γTa/2m). Note que essa razão não depende do par de máximos sucessivos escolhido. O logaritmo neperiano dessa razão é
Tendo em vista o Problema 21, encontre o decremento logarítmico do sistema no Problema 10.