1. A figura mostra o gráfico da velocidade (m/s) de um corpo que se desloca ao longo do eixo s durante o intervalo de t=0 a t =10 s. Qual a distância aproximada que o corpo percorreu nesses 10 segundos?
  2. Esboce o gráfico da altura atingida pelo foguete em função do tempo para   0 ≤ t ≤ 10 , supondo que s 0 = 0

Passo 1

Vamos responder o item A) primeiro, okay?

Caçando na memória, da para lembrar que a velocidade é a primeira derivada do espaço em relação ao tempo. Então nosso gráfico tá mostrando o quanto a primeira derivada da função espaço variou em relação ao tempo, beleza?

A gente sabe também que a integral é a antiderivada, então, nada mais justo calcular a integral da função derivada do tempo para obter a função espaço, certo? Porém, não foi nos dada nenhuma função, apenas o gráfico... Calma! Podemos achar o valor que o foguete atingiu como uma integral, usando a ideia de estimativas, uma forma de fazer isso é usar a regra do ponto médio. Mas para isso, vamos precisar trabalhar com cada subintervalo de tempo. Então vamos lá!

Passo 2

Olhando bem para o gráfico, conseguimos perceber que os intervalos de tempo estão divididos em 1   s (cada linha do quadradinho vale 1) e os de velocidade em 0,5 m/s cada linha do quadradinho vale 0,5). Então, podemos construir a seguinte tabela usando apenas h = v i + v i + 1 2 . Δ t   , onde v i representa o início do intervalo de comprimento 0,4 , v i + 1 representa o fim e h representa a altura. Por exemplo, no intervalo [0;0,4], olhando para o gráfico, temos que em 0, a velocidade é nula e em 0,4 é 10 pés/s, então

h = 0 + 1 2   1 = 0,5  

Passo 3

Vamos à tabela...

Passo 4

Vamos resolver o item B) .

Usando os dados da tabela do passo anterior, é só linkar cada valor de t à sua altura. Fechou?

Resposta

O espaço percorrido foi, aproximadamente, 26 metros

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Use as seguintes etapas para mostrar que a sequência t n = 1 + 1 2 + 1 3 + … + 1 n - ln ⁡ n tem um limite. (O valor do limite é denotado por γ e é chamado constante de Euler.)(a) Desenhe uma figura co
Ache a soma dadasum_(i = - 2)^3 2^i
Ache a soma dadasum_(i = 1)^6 ( 3 i - 2 )
Ache a soma dadasum_(i = 1)^(20) ( 5 i + 4 )
Ache a soma dadasum_(i = 2)^5 (i)/(i - 1)