Enunciado

A Figura 0.4 . 8 é uma “prova por imagens”de que a reflexão do ponto P a , b pela reta y = x é o ponto Q a , b . Demonstre isso rigorosamente com os passos seguintes.

  1. Prove que, se P não estiver na reta y = x , então P e Q são distintos e a reta P Q - por P e Q é perpendicular à reta y = x .
  2. Prove que, se P não estiver na reta y = x ,   então o ponto médio do segmento P Q está na reta y = x .
  3. Explique cuidadosamente o significado geométrico de refletir P pela reta y = x .
  4. Use os resultados das partes a - ( c ) para provar que Q é a reflexão de P pela reta         y = x .

Passo 1

  1. Vamos tratar P ( a , b ) não estando na linha y = x e Q a , b em outro ponto. Queremos provar que o segmento de reta P Q é perpendicular a reta y = x .

    A inclinação da linha y = x = 1 e a inclinação do segmento P Q = b - a a - b = - 1 .

    Dessa forma o segmento de ( y = x ) e o segmento P Q = 1 . - 1 = - 1 .   Atestando a perpendicularidade.

    Passo 2

Nós vamos provar que o ponto médio no segmento P Q está na linha y = x . Considerando que P   e Q não estão alinhados. O ponto médio do segmento P Q   deve ser P Q = a + b 2 , a + b 2 , dessa forma o ponto médio consegue estar na linha x = y . Se:

y = x = a + b 2

Passo 2

(c)

Geometricamente, Q é reflexo de P sobre alinha x = y e isso significa que o segmento de reta P Q está sobre a linha y = x , e o segmento de reta será perpendicular a linha e o ponto médio está na linha y = x .

Passo 3

(d)

Para provar que Q é a reflexão de P olhamos o ponto médio que está acima da linha e que o segmento de reta é perpendicular a linha y = x .   Isso significa que Q   é reflexão de P .

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

6.a. Mostre que h ( x ) = x 3 / 4 e k ( x ) = 4 x 1 / 3 são inversas uma da outra.b. Esboce h e k juntas em um intervalo de x suficientemente grande para mostrar o cruzamento de ambos em ( 2 ,2 ) e (
5.a. Mostre que f ( x ) = x 3 e g ( x ) = x 3 são inversas uma da outra.b. Esboce em um único gráfico f e g em um intervalo de x suficientemente grande para mostrar o cruzamento de ambos em ( 1 ,1 ) e
Ache ( f^(- 1) ) ' ( d ) .f (x) = (4 - x)^((1)/(2)) ; d = 3
Ache ( f^(- 1) ) ' ( d ) .f (x) = (3 x + 1)^((1)/(2)) ; d = 1
Ache ( f^(- 1) ) ' ( d ) .f (x) = 4 x^3 + 2 x ; d = 6