Enunciado

A Lei de Gravitação de Newton diz que a intensidade F da força exercida por um corpo e massa m sobre um corpo de massa M é

F = G m M r 2

Em que G é a constante gravitacional e r é a distância entre os corpos.

  1. Se o corpos estão se movendo, encontre d F / d r e explique seu significado. O que o sinal de menos indica?
  2. Suponha que seja conhecido que a Terra atrai um objeto com uma força que decresce a uma taxa de 2   N / k m   quando r = 20000 k m . Quão rápido essa força varia quando r = 10000 k m   ?

Passo 1

Opa! Bora resolver essa questão!

O enunciado pede para encontrar a taxa de variação da intensidade F da força gravitacional em relação à distância r , denotada por d F d r e explicar seu significado.

Além disso, pergunta-se o que o sinal de menos na derivada indica. Finalmente, o enunciado solicita que calculemos a variação da força gravitacional quando (   r   =   10000   )   k m , dado que a taxa de variação da força é de 2   N / k m quando (   r   =   20000   )   k m .

Para encontrar a derivada d F d r , devemos diferenciar a função F = G m M r 2 em relação a r . Utilizaremos a regra do quociente e a regra da potência para isso.

d F d r     representa a taxa de variação da força gravitacional em relação à distância entre os corpos. Em outras palavras, indica o quanto a força gravitacional está mudando conforme a distância entre os corpos muda.

O sinal de menos na derivada indica que a força gravitacional está diminuindo à medida que a distância r aumenta.

Utilize a taxa de variação da força fornecida quando (   r   =   20000   )   k m e aplique-a para encontrar a variação da força quando (   r   =   10000   )   k m .  

Isso pode ser feito utilizando a regra da cadeia e a taxa de variação para estimar a mudança na força gravitacional.

Passo 2

O enunciado nos dá a Lei de Gravitação de Newton:

F = G m M r 2

Em que G é a constante gravitacional e r é a distância entre os corpos.

Sabendo disso na letra (a) temos que calcular d F / d r . Pra isso basta derivarmos F :

F = ( G m M ) ⋅ r - 2

d F d r = G m M ⋅ - 2 ⋅ r - 3 = - 2 G m M r 3

d F / d r significa a taxa de variação de F quando ocorre uma variação infinitesimal em r . O sinal de menos explica que se os corpos estão se afastando, a força exercida pelo corpo de massa m sobre um corpo de massa M vai diminuindo.

Passo 3

O enunciado diz que a terra atrai um objeto com uma força que decresce a uma taxa de 2   N / k m   quando r = 20000 k m , ou seja:

d F d r r = 20000 k m = 2 N / k m

A partir disso vamos calcular quão rápido essa força varia quando r = 10000 k m .   Com a derivada acima podemos calcular o valor da contante G m M . Então, ficamos com:

d F d r = - 2 G m M r 3 = 2

- G m M 20000 3 = 1

G m M = - 8 x 10 12

Agora basta substituirmos G m M e r = 10000 k m na expressão de d F / d r . Então, ficamos com:

d F d r = - 2 G m M r 3 = 16 x 10 12 10000 3 = 16   N / k m    

Prontinho!

Resposta

  1. d F d r = - 2 G m M r 3

d F d r = 16   N / k m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

16) Uma xícara de café recém coado tem a temperatura de 95 ° C em uma sala a 20 ° C. Quando sua temperatura for 70 ° C ele estará esfriando a uma taxa de 1 ° C por minuto. Quando isso ocorre?
(a) Se $ 3000 forem investidos a 5 % de juros, encontre o valor do investimento ao fim de 5 anos, para juros capitalizados ( i ) anualmente, ( i i ) semestralmente, ( i i i ) mensalmente, ( i v ) sema
Um peru assado é tirado de um forno quando a sua temperatura atinge 85 ° C e ele é colocado sobre uma mesa em um cômodo em que a temperatura 22 ° é C.(a) Se a temperatura do peru for 65 ° C depois de
A taxa de variação da pressão atmosférica P com relação à altitude h é proporcional a P , desde que temperatura seja constante. A 15 ° C a pressão é 101,3 kPa no nível do mar e 87,14 kPa em h = 1000 m
(a) Se $ 1000 forem emprestados a 8 % de juros, encontre as quantias devidas ao fim de três anos se os juros forem compostos ( i ) anualmente, ( i i ) trimestralmente, ( i i i ) mensalmente, ( i v ) s