Enunciado

Mostre que a equação tem exatamente uma raiz real.

2 x + cos ⁡ x = 0

Passo 1

Eaee, belezinha?? Bom... a questão quer que demonstremos que a equação abaixo tem exatamente uma raiz real:

2 x + cos ⁡ x = 0

Para mostrar que a equação fornecida tem exatamente uma raiz real, podemos usar o Teorema do Valor Intermediário e o fato de que a função f x =   2 x   +   c o s x é contínua em todos os números reais.

Continuidade: A função 2 x + cos ⁡ x = 0   é uma soma de uma função linear   2 x e uma função contínua cos ⁡ x .

Sabemos que uma função linear é contínua em todos os números reais, e a função cosseno cos ⁡ x   é contínua em todos os números reais também. Portanto, a função f ( x ) é contínua em todos os números reais, o que significa que não há saltos ou descontinuidades no gráfico de f ( x ) .

Passo 2

Mudança de sinal: Para mostrar f ( x ) muda de sinal, precisamos encontrar dois valores de x onde f ( x ) é positivo em um e negativo no outro. Isso significa que f ( x ) passa de um lado do eixo x para o outro em algum ponto entre esses dois valores. Essa mudança de sinal indica a existência de uma raiz real entre esses dois valores.

- Primeiramente, avaliamos f x em ( x   =   0 ) :   f 0 =   2 0 +   c o s 0 =   0   +   1   =   1 , que é positivo.

- Em seguida, avaliamos f x em ( x   = π ) :   f π =   2 π   +   c o s π =   2 π   –   1 , que é negativo.

Passo 3

Portanto, f ( x ) muda de sinal entre   ( x   =   0 )   e   ( x   = π ) indicando que deve haver pelo menos um valor de x no intervalo [ 0 ,   π ] para o qual f x = 0 , ou seja, uma raiz real.

Além disso, podemos argumentar que f ( x ) é uma função crescente em todo o seu domínio, pois a derivada de 2 x é sempre positiva.

Isso significa que após a primeira raiz (que encontramos entre 0 e π , f x só aumenta, garantindo que não haja outra raiz. Portanto, há exatamente uma raiz real para a equação 2 x   +   c o s x =   0

Entendeu direitinho?? Responde aee 😉

Resposta

Demonstração

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Às 11 h da manhã, a temperatura externa era de 76 ℉ ℉. Às 11 h da noite, havia caído para 52 ℉ ℉.(a) Mostre que, em algum instante durante esse período, a temperatura estava decrescendo a uma taxa de
Use o Teorema do Valor Médio para provar o resultado seguinte: O gráfico de uma função f tem uma reta tangente vertical em ( x 0 , f ( x 0 ) ) se f é contínua em x 0 e f ' ( x ) tende a + ∞ ou a - ∞ q
Use o Teorema do Valor Médio para provar o resultado seguinte: Seja f uma função continua em x 0 e suponha que exista lim x → x 0 ⁡ f ' ( x ) . Então f é diferenciável em x 0 e f ' x 0 = lim x → x 0 ⁡
Sejam f e g contínuas em [a,b] e diferenciáveis em (a, b). Prove: Se f a = g ( a ) e f b = g ( b ) , então há um ponto c em (a, b) onde f ' c = g ' ( c ) .
Ilustre o resultado do exercício 36 com uma figura apropriada.