Se uma partícula com massa se move com vetor posição , então seu momento angular é definido como e seu torque é definido como . Mostre que . Deduza que’, se para todo , então é constante. (Esta é a lei de conservação do momento angular.)
Passo 1
Fala ai pessoal! Temos uma questãozinha de Física por aqui. Vamos juntos aplicar todo o nosso conhecimento de cálculo para resolve-la? Partiu! 😊
A questão busca demonstrar que a derivada do momento angular de uma partícula em relação ao tempo seja igual ao torque que atua sobre ela, e, consequentemente, deduzir a lei de conservação do momento angular. Para isso, é necessário
Calcular a derivada do momento angular em relação ao tempo e compará-la com o torque.
Mas tem uma observação!!! Se liga na DICA. Se a derivada do momento angular for igual ao torque em todos os instantes, então, se o torque total for zero, o momento angular será constante ao longo do tempo, estabelecendo assim a conservação do momento angular.
Mãos a obra!
Passo 2
Antes de começarmos vou apresentar algumas grandezas 😉
Passo 3
Galera agora podemos iniciar. Vamos calcular a derivada do momento angular em relação ao tempo.
Tirando a constante da derivada.
Para isso, usaremos a regra do produto para derivada.
Substituindo os termos
Passo 4
Vamos simplificar a equação? Temos , então a expressão ficará:
O produto vetorial entre a mesma grandeza é zero
Temos que, é a aceleração , então podemos reescrever a expressão como:
Passo 5
A equação acima é exatamente a representação do torque . Podemos concluir que a derivada do momento angular em relação ao tempo é igual ao torque no instante .
Agora, para deduzir a conservação do momento angular, vamos supor que para todo . Isso significa que não há torque atuando no sistema.
Isso implica que o momento angular é constante ao longo do tempo, jpa que sua derivada é zero. Para finalizar, se o torque total sobre um sistema é zero, então o momento angular desse sistema é contante.
Resposta
Demonstração