Um quadro com 150 cm é colocado numa parede com sua base a 210 cm do nível dos olhos de um observador. Se o observador está se aproximando da parede com uma velocidade de 90 cm/s, com que velocidade a medida do ângulo segundo o qual o observador vê o quadro estará variando quando o observador estiver a 3 m da parede?
Passo 1
Esse vai ser um problema de taxas relacionadas, a primeira coisa a tentar se fazer neste tipo de questão é um esboço do que está acontecendo, olhem na imagem abaixo como facilita o entendimento.
Temos o quadro em verde, com a base a 210 cm do nível dos olhos de um observador e também marquei a distância do observador a parede. O problema quer a taxa de variação do ângulo segundo o qual o observador enxerga o quadro (em verde) quando o observador estiver a 3 m = 300 cm da parede.
Precisamos descobrir e temos a velocidade do observador, que é a taxa de variação do nosso em relação ao tempo, ou seja . Por que ficou negativo? Porque a medida que o observador se aproxima da parede, a distância diminui a uma taxa de 90 cm/s, ok?
Passo 2
Precisamos descobrir uma expressão para Primeiro de tudo perceba que aplicando e , temos:
Aplicando a inversa, temos que:
Como eu quero , vou subtrair uma da outra e ficar com:
Pronto! Agora temos a expressão do nosso em função de .
Passo 3
Para achar precisamos derivar implicitamente a expressão de em relação ao tempo. Vamos então tomar a derivada de ambos os lados:
Agora devemos lembrar que em que é uma função. Aplicando a fórmula, ficamos com:
Lembre-se que derivamos acima implicitamente em relação a .
Chegamos então em:
Passo 4
Agora vamos substituir .
Passo 5
Agora vamos substituir o cm, que é quando o observador vai estar a 3 m da parede. Sendo assim, quando :
Daí a velocidade pedida quando o observador estiver a 3 m da parede é aproximadamente rad/s.
Resposta
Velocidade de rad/s.