Enunciado

Seja f t a temperatura no instante t onde você mora e suponha que no instante t = 3 você se sinta desconfortavelmente quente. Como você se sente em relação às informações dadas em cada caso?

(a) f ' 3 = 2 ,     f ' ' 3 = 4

(b) f ' 3 = 2 ,     f ' ' 3 = - 4

(c) f ' 3 = - 2 ,     f ' ' 3 = 4

(d) f ' 3 = - 2 ,     f ' ' 3 = - 4

Passo 1

Fala aí, tudo certinho com você?

Bom, essa questão diz para gente que a função f t representa temperatura no instante t onde você mora, e diz também que no instante t = 3 você se sinta desconfortavelmente quente.

Ela pede pra gente dizer como a gente se sente em cada um dos casos abaixo:

(a) f ' 3 = 2 ,     f ' ' 3 = 4

(b) f ' 3 = 2 ,     f ' ' 3 = - 4

(c) f ' 3 = - 2 ,     f ' ' 3 = 4

(d) f ' 3 = - 2 ,     f ' ' 3 = - 4

Repara que nós não conhecemos que é a função f ( t ) , mas temos que, em cada item, analisar seu comportamento de acordo com as informações das derivadas de primeira e de segunda ordem, então vamos lembrar o que elas significam.

A derivada de uma função é entendida como a inclinação da reta tangente a curva do gráfico da função.

Sabendo disso, podemos pensar que quanto mais positiva a derivada estiver, mais rapidamente a função original estará crescendo. E quanto mais negativa, mais rapidamente ela estará decrescendo.

Assim:

E a derivada de segunda ordem vai mostrar pra gente a inclinação da reta tangente ao gráfico da primeira derivada. O que reflete no comportamente da concavidade da nossa função original. Isso indicará que a temperatura está variando mais rapidamente ou mais lentamente.

Vamos analisar cada um dos itens de acordo com essas informações.

Vem comigo.

Passo 2

Como você se sente em relação às informações dadas

Item a:

Se f ' 3 = 2 que é maior que zero, a temperatura está crescendo e como f ' ' 3 = 4 também maior que zero, a função temperatura apresenta concavidade voltada para cima, ou seja, está crescendo mais rapidamente. Logo, a temperatura está ficando ainda mais desconfortável.

Passo 3

Item b:

Se f ' 3 = 2 que é maior que zero, a temperatura está crescendo e como f ' ' 3 = - 4 é menor que zero, a função temperatura apresenta concavidade voltada para baixo, ou seja, está crescendo menos rapidamente com sensação de estar se estabilizando. Logo, o desconforto é mantido.

Passo 4

Item c:

Se f ' 3 = - 2 que é menor que zero, a temperatura está decrescendo e como f ' ' 3 = 4 maior que zero, a função temperatura apresenta concavidade voltada para cima, ou seja, está decrescendo mais lentamente. Logo, o desconforto está sendo amenizado lentamente.

Passo 5

Item d:

Se f ' 3 = - 2 que é menor que zero, a temperatura está decrescendo e como f ' ' 3 = - 4 é menor que zero, a função temperatura apresenta concavidade voltada para baixo, ou seja, está decrescendo mais rapidamente. Logo o desconforto está diminuindo rapidamente.

Resposta

(a) Temperatura amentando rapidamente.

(b) Temperatura amentando lentamente.

(c) Temperatura diminuindo lentamente.

(d) Temperatura diminuindo rapidamente.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Nos Exercícios de 33 a 46, esboce parte do gráfico de uma função f contendo o ponto onde x = c , se as condições dadas estiverem satisfeitas. Suponha que f seja contínua em algum intervalo aberto cont
Desenhe um esboço do gráfico da equação x 2 3 + y 2 3 = 1 .( Sugestão: o gráfico não é aquele de uma função. Entretanto, a parte no primeiro quadrante é o gráfico de uma função. Obtenha essa porção e
Faça um esboço do gráfico de uma função f para a qual f x ,f ' x ef ' ' ( x ) existem e são positivas para todo x: i .f ' x0s exc ; i i .f ' x0s exc ; i i i . f ' c0 ; i v . f ' ' x0s exc ; v . f ' '
Se f x = 3 x 2 + x | x | , prove que f ' ' ( 0 ) não existe, mas o gráfico de f é côncavo para cima em toda parte.
Faça um esboço do gráfico de uma função f para a qual f x ,f ' x ef ' ' ( x ) existem e são negativas para todo x: i .f ' x0s exc ; i i .f ' x0s exc ; i i i . f ' c0 ; i v . f ' ' x0s exc ; v . f ' '