Simplifique a expressão: 5^()^(l o g _5 7)

Passo 1

Saca só essa questão aí! O que ele quer nada mais é do que achar o valor disso. Isso tem um valor??? SIMMM! Pode até parecer que não, mas vou te provar que tem e que é um valor bonitinho. Quer ver como? Se liga no Passo 2!

Passo 2

Eu sei, assusta, mas fica calm@! Pra resolver isso, a gente vai lembrar da definição básica de logaritmo:

l o g _a x = y => a^()^y = x _

E se a gente fizer a = 5 e y = l o g _5 7 ? A gente chega em: l o g _5 x = l o g _5 7 , o que a gente vê que tá certo, porque, jogando o a = 5 e y = l o g _5 7 em a^()^y = x _ , chega em 5^()^(l o g _5 7) , que é o enunciado.

Vamos voltar a olhar pra essa aqui l o g _5 x = l o g _5 7 . Olha só, pra isso acontecer, x tem que ser igual a 7, consegue ver? E a gente só consegue afirmar isso porque o logaritmo é uma função injetora, que quer dizer que se tem dois logs (de mesma base) iguais, quer dizer que os logaritmandos (o outro número que não é a base) tem que ser iguais! E aí vai um bizú: isso que a gente fez é uma propriedade de log, ou seja, vale pra outros casos!

Resposta

7

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine se a função dada é biunívoca. Faça um esboço do gráfico da função. g x = 4 - x 3
Prove que a imagem de a r c c o s s e c é (- pi , - (1)/(2) pi] uu (0 , (1)/(2) pi] .
Prove que arctan x + arctan (1)/(x) = (pi)/(2) , se x0 . (Sugestão: use a identidade c o t a n A = tan ((pi)/(2) - A) .)
Faça um esboço do gráfico da função dada.F (x) = arccos 3 x
Faça um esboço do gráfico da função dada.f (x) = 2 a r c c o t a n (1)/(2) x