Suponha que seja derivável em e que seja uma função linear, em que m e c sejam constantes. Se o erro for suficientemente pequeno perto de , poderemos pensar em utilizar g como aproximação linear de f em vez da linearização . Demonstre que impondo a g as condições:
1.
2 .
Então . Assim, a linearização L(x) fornece a única aproximação cujo erro é zero para , sendo ainda desprezível em comparação com .
Passo 1
Vamos começar fazendo as substituições na relação do erro:
Então:
Passo 2
Vamos usar agora
Substituindo, temos:
Da definição de derivada, temos que
Então, e
Passo 3
Substituindo em , ficamos com:
Que é a aproximação linear, como queríamos demonstrar.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)
Exercícios de Livros Relacionados
A altura e o raio de um cilindro circular reto são iguais, de modo que o volume desse cilindro é dado por V = π h 3 O volume deve ser calculado com um erro menor que 1% em relação ao valor real. Deter
Estime o volume do material presente em uma embalagem cilíndrica de 30 polegadas de altura, 6 polegadas de raio e 0,5 polegada de espessura.
O diâmetro de uma árvore era de 10 polegadas. No ano seguinte, a circunferência aumentou 2 polegadas. Qual foi a variação aproximada do diâmetro da árvore? E da área da seção transversal?
A quantidade de trabalho realizado pela principal câmara de bombeamento do coração, o ventrículo esquerdo, é dada pela equação W = P V + V δ v 2 2 g em que W é o trabalho por unidade de tempo, P é a p
O raio r de um círculo é medido com um erro de no máximo 2%. Qual é a porcentagem de erro máxima correspondente no cálculo da:a. circunferência do círculo? b. área do círculo?