Enunciado

Quais teoremas estão disponíveis para calcular limites de sequência? Dê exemplos.

Passo 1

Salve, fera! Tudo bem? Essa questão pode não ser tão simples. Vamos encará-la juntos?

Os teoremas disponíveis para calcular os limites das sequências são análogos ao cálculo dos limites das funções normais. Para sequências a n e b n   onde lim n → ∞ ⁡ a n = A e lim n → ∞ ⁡ b n = B , temos:

A regra da soma e diferença que afirma que:

lim n → ∞ ⁡ a n ± b n = lim n → ∞ ⁡ a n ± lim n → ∞ ⁡ b n = A ± B

Também temos a regra do produto:

lim n → ∞ ⁡ a n b n = lim n → ∞ ⁡ a n ∙ lim n → ∞ ⁡ b n = A ∙ B

Também temos a regra do quociente:

lim n → ∞ ⁡ a n b n = lim n → ∞ ⁡ a n lim n → ∞ ⁡ b n = A B

Temos ainda, a regra da constante:

lim n → ∞ ⁡ c ∙ a n = c ∙ lim n → ∞ ⁡ a n = c ∙ A

Também temos o teorema do sanduíche para sequências que afirma que se a n ≤ b n ≤ c n e lim n → ∞ ⁡ a n = lim n → ∞ ⁡ c n = L então lim n → ∞ ⁡ b n = L .

Existem ainda outros teoremas como o da função contínua ou o da regra de L’Hôpital, além disso existem muitos exemplos de aplicação desses teoremas disponíveis no livro.

Espero ter ajudado! Abraços e até a próxima!

Resposta

Veja a explicação acima.

Exercícios de Livros Relacionados

Liste os primeiros nove termos da sequência cos ⁡ n π 3 Essa sequência parece ter um limite? Em caso afirmativo, encontre-o. Em caso negativo, explique por quê.
Limites e subsequências. Se os termos de uma sequência aparecem em outra sequência na ordem dada, chamamos a primeira sequência de subsequência da segunda. Prove que se duas subsequências de uma sequê
Prove que se { a n } é uma sequência convergente, então para cada número positivo ϵ corresponde um inteiro N, tal que, para todo m Nen N⟹|a m-a n|ϵ .
Para uma sequência { a n } os termos de índice par são denotados por a 2 k e os termos de índice ímpar por a 2 k + 1 . Prove que se a 2 k → L e a 2 k + 1 → L , então a n → L .