Teste a série quanto a convergência ou divergência.

∑ n = 1 ∞ - 1 n ⋅ e - n

Passo 1

Fala ai meu caro amigo, vamos resolver essa questão juntos? Veja bem para saber se a série

∑ n = 1 ∞ - 1 n ⋅ e - n

Converge ou não nós precisamos aplicar algum método de teste de convergência. E qual o teste eu aplico para séries que possuem um elemento do tipo: - 1 n ? Para essas séries é bastante adequado o teste de séries alternadas. Veja aqui comigo:

Se eu “criar” uma série associada à série alternada que quero investigar, de modo que minha série seja apenas os valores absolutos dos termos da série alternada, eu posso descobrir a convergência da série alternada ao analisar alguns critérios da série recém-criada. Veja:

Se a série alternada é a n . Então a série criada é b n = | a n | , se b n for decrescente e tiver seu limite = 0 quando n → ∞ . Então ambas as séries são convergente. Vamos ver na prática?

Passo 2

Vamos olhar a nossa questão! Temos a seguinte série:

∑ a n = ∑ n = 1 ∞ - 1 n ⋅ e - n

A série b n criada a partir da série acima não conterá os elementos responsáveis pela mudança do sinal. Pois estamos interessados apenas nos seus valores absolutos.

Temos que:

b n = 1 e n

Vamos verificar as condições de convergência?

Podemos perceber que conforme o valor de n tende ao infinito o denominador também aumenta rapidamente, enquanto o numerador permanece constante. Ou seja a série é decrescente e seu limite é 0 .

lim n → ∞ ⁡ b n = lim n → ∞ ⁡ e - n

lim n → ∞ ⁡ 1 e n = 0

Logo, ambas condições foram satisfeitas. Assim, podemos dizer que a série

∑ n = 1 ∞ - 1 n e - n converge!

Resposta

A série converge!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Teste a série quanto a convergência ou divergência. ∑ n = 1 ∞ - 1 n - 1 3 + 5 n
Teste a série quanto a convergência ou divergência. ∑ n = 1 ∞ - 1 n ⋅ n 2 n 2 + n + 1
Mostre que a série é convergente. Quantos termos da série precisamos somar para encontrar a soma parcial com a precisão indicada? ∑ n = 1 ∞ - 1 n ne r r o r0,00005
Mostre que a série é convergente. Quantos termos da série precisamos somar para encontrar a soma parcial com a precisão indicada? ∑ n = 1 ∞ - 1 n - 1 n 2 2 ne r r o r0,0005
Aproxime a soma da série com a precisão de quatro casas decimais. ∑ n = 1 ∞ - 1 n - 1 n 4 n