Enunciado
Cálculo - Cálculo Volume 2 - 8ª Edição - James Stewart- Ed: 8º - Capítulo 10.4 - Ex. 15
Trace a curva e calcule a área delimitada por ela.
Passo 1
O gráfico de é:
Lembrando que como estamos utilizando coordenadas polares os valores de r são positivos.
Quando calculamos a integral de uma curva, o resultado da integral fornce extamente a área da curva. Mas a curva deste problema é dada em coordenadas polares.
Vamos então integrar a fórmula para a área de uma região cuja fronteira é dada por uma equação polar.
Passo 2
Os limites de integração podemos encontrar a partir do gráfico. A linha que forma a fronteira do gráfico começa em e da uma volta inteira, ou seja, percorreu um ângulo .
Passo 3
Aplicando os limites de integração e substituindo , obtemos:
Podemos usar a propriedade trigonométrica:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
O que é uma cicloide? Quais são as equações paramétricas típicas para cicloides? Quais propriedades físicas contam para a importância das cicloides?
Dê algumas parametrizações típicas para retas, círculos, parábolas, elipses e hipérboles. Quanto uma curva parametrizada poderia ser diferente do gráfico de sua equação cartesiana?
Como você pode algumas vezes encontrar a área delimitada por uma curva parametrizada e um dos eixos coordenados?
Qual é a fórmula para o coeficiente angular d y d x de uma curva parametrizada x=f ( t ) ,y=g ( t ) ? Quando a fórmula é aplicada? Quando você pode esperar conseguir encontrar d 2 y d x 2 também? Dê e
Cone O segmento de reta que une a origem ao ponto (h, r) é girado sobre o eixo x para gerar um cone de altura h e base de raio r. Encontre a área de superfície do cone com as equações paramétricas x =