Enunciado
Cálculo - Cálculo Volume 2 - 8ª Edição - James Stewart- Ed: 8º - Capítulo 11.6 - Ex. 37
Use qualquer teste para determinar se uma série é absolutamente convergente, condicionalmente convergente ou divergente.
Passo 1
Fala, turma! Tranquilo?
Pessoal, uma série é dita absolutamente convergente se for convergente. Portanto, a nossa série será absolutamente convergente se a série a seguir for convergente
Vejo que o termo torna alguns termos da série negativos dependendo do valor de , por isso o módulo elimina esse termo, já que ele só admite termos positivos.
Bom, então precisamos achar a convergência da série acima e a questão deixou à nossa escolha qual método usar. Vamos aplicar o teste de comparação de limite: supondo e séries com termos positivos. Se:
E , ambas as séries convergem ou ambas divergem.
Partiu solução!
Passo 2
Usando o teste com:
E vamos escolher como alguma série que seja parecida com nossa e que nós conhecemos o comportamento. Vamos escolher a série-p com , portanto, converge.
Assim, ficamos com:
Dividindo as frações multiplicando a primeira pelo inverso da segunda:
Quando vai para o infinito, se aproxima de um valor fixo. Esse valor fixo é radianos, ou 90 graus. Isso acontece porque a tangente de 90 graus é indefinidamente grande (vai para o infinito).
Pelo teste de comparação de limite, como a série converge, logo a série também converge. Logo, é absolutamente convergente!
Resposta
A série é absolutamente convergente.