Enunciado

Utilize um gráfico para decidir se f ( x ) = x 3 - x 2 é uma função injetora.

Passo 1

Fala, galera! Olha só, ele quer apenas que você monte um gráfico, olhe pra ele e diga se é injetora ou não. Mas o que é uma função injetora? É aquela que, se você tem x 1 e x 2 diferentes, a imagem deles, ou seja, f ( x 1 ) e f ( x 2 ) , vai ser diferente. Pra facilitar ainda mais, saiba que é só você olhar pro gráfico e traçar linhas horizontais. Se essas linhas cruzarem o gráfico mais de uma vez, a função NÃO É injetora. Mas, se cruzarem apenas uma vez, ela É injetora. Vamos lá?

Passo 2

O gráfico da nossa função é esse:

Olha só ali perto da origem (onde cruzam os eixos). Tá vendo que, por exemplo, o gráfico cruza o eixo x duas vezes? Se a minha reta horizontal for o eixo x, já vemos que ela não é injetora.

Resposta

Ela não é injetora.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um fabricante de recipientes impermeabilizados de papelão para bebidas quer construí-los na formade umparalelepípedo fechado com base quadrada e capacidade de 1/10 litro (100 cm3). Dê uma estimativa p
Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta.Cada curva da família y = 2 x + b é paralela à reta y = 2 x .
Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta.Cada curva da família y = x 2 + b x + c é uma translação do gráfico de y = x 2 .
Segue a partir da Lei da Gravitação Universal de Newton que o peso P de um objeto, em relação à Terra, é inversamente proporcional ao quadrado da distância x entre o objeto e o centro da Terra, isto é
Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta.Se uma curva passa pelo (2,6) e y é inversamente proporcional a x, então a constante de proporcionalidade é 3.