Um motor funciona segundo o ciclo Otto e possui razão de compressão igual a 10, sabendo que o ar possui γ = 1,4 qual a eficiência deste motor? É possível aumentar a eficiência apenas aumentando a razão de compressão? Se sim justifique porque o motor não pode trabalhar com razões de compressão muito elevadas.

Passo 1

Esse problema é bem direto e a eficiência do ciclo Otto depende exatamente da razão de compressão e é definida como:

η = 1 - 1 r γ - 1  

Portanto, a eficiência será igual a

η = 1 - 1 10 1,4 - 1 = 1 - 1 2,512 = 60,2 %

Passo 2

Sim, como dito no passo anterior a eficiência depende apenas da razão de compressão. Por isso aumentando essa razão a eficiência também aumenta.

Passo 3

Infelizmente não podemos aumentar a razão de compressão indefinidamente, porque ocorrerá o fenômeno da autocombustão onde o combustível entra em combustão devido à pressão elevada o que é conhecido também como “bater-pino” e é prejudicial ao motor.

Resposta

η = 60,2 %

Exercícios Resolvidos de Ciclo Otto

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Os processos de admissão e escapamento não estão incluídos nos ciclos Otto e Diesel. Como esses processos afetam o comportamento dos ciclos?
Quais são as diferenças entre os processos de compressão utilizados nos ciclos Otto e Brayton?
A variação do estado na alimentação do ciclo Otto ( p 1 ,T 1 ) pode alterar a eficiência do ciclo? Essa mesma variação pode influir na potência produzida por um motor real?
Um motor a gasolina tem uma taxa de compressão volumétrica de 10 e, antes da compressão, tem ar a 290 K, 85 kPa no cilindro. A pressão de pico de combustão é de 6000 kPa. Considere as propriedades do
Quando dobramos a razão de compressão de um ciclo Otto ideal, o que acontece com a temperatura máxima e pressão do gás quando o estado do ar no inicio da compressão e a quantidade de calor adicionado