Um motor funciona segundo o ciclo Otto e possui razão de compressão igual a 8 e na primeira etapa de seu ciclo (compressão) a pressão é igual a 100 kPa e temperatura de 20°C. Calcule a temperatura ao final da compressão, a eficiência desse ciclo e a pressão efetiva média, sabendo que esse ciclo absorve um . Dado:
Passo 1
A temperatura ao final da compressão pode ser calculada pela relação isentrópica:
Passo 2
A eficiência do ciclo Otto depende exatamente da razão de compressão e é definida como:
Portanto, a eficiência será igual a
Passo 3
A pressão efetiva média é dada por
Portanto, vamos precisar achar , e
Vamos achar primeiro o trabalho líquido que é dado por
Agora achamos os volumes por meio da equação de Clapeyron
Agora é só substituir
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Os processos de admissão e escapamento não estão incluídos nos ciclos Otto e Diesel. Como esses processos afetam o comportamento dos ciclos?
Quais são as diferenças entre os processos de compressão utilizados nos ciclos Otto e Brayton?
A variação do estado na alimentação do ciclo Otto ( p 1 ,T 1 ) pode alterar a eficiência do ciclo? Essa mesma variação pode influir na potência produzida por um motor real?
Um motor a gasolina tem uma taxa de compressão volumétrica de 10 e, antes da compressão, tem ar a 290 K, 85 kPa no cilindro. A pressão de pico de combustão é de 6000 kPa. Considere as propriedades do
Quando dobramos a razão de compressão de um ciclo Otto ideal, o que acontece com a temperatura máxima e pressão do gás quando o estado do ar no inicio da compressão e a quantidade de calor adicionado