Enunciado

Explique sucintamente por que a tendência que um polímero tem em cristalizar diminui com o aumento da massa molar.

Passo 1

Pra responder essa questão vamos entender o que é a cristalização. A cristalização dos polímeros no caso quer dizer a compactação da cadeia de forma que o arranjo das moléculas fique ordenado.

Então quanto mais complexa for a molécula, no sentido de ter de repente anéis ou ramificações, mais difícil é dessas cadeias se compactarem totalmente fazendo com que apareçam regiões amorfas ali no meio.

Resposta

Porque se torna mais difícil das cadeias moleculares se compactarem.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a massa específica teórica do Z n S dado que a distância Z n - S e o ângulo de ligação são de 0.234 n m e 109.5 º º, respectivamente. Como esse valor se compara à massa específica medida?
A célula unitária para o M g F e 2 O 4 ( M g O - F e 2 O 3 ) apresenta simetria cúbica com comprimento da aresta da célula unitária de 0.836 n m . Se a massa específica desse material é de 4.52 g / c
Sabe-se que um material cerâmico hipotético do tipo AX tem massa específica de 2,65 g / c m 3 e uma célula unitária com simetria cúbica e comprimento da aresta de 0,43 nm. Os pesos atômicos dos elevam
Calcule o fator de empacotamento atômico para o cloreto de césio usando os raios iônicos da Tabela 12.3 e assumindo que os íons tocam-se ao longo das diagonais do cubo.
A partir dos dados na Tabela 12.3, calcule a massa específica teórica do C a F 2 , com estrutura da fluorita.