89- Considere o circuito da Figura 4.145 . ( a ) Substitua o resistor R L por um amperímetro de resistência zero e determine a leitura do amperímetro. ( b ) Para verificar o teorema da reciprocidade, faça uma troca entre o amperímetro e a fonte de 12   V e determine novamente a leitura no amperímetro.

Passo 1

Vamso substituir a resistência R L pelo amperímetro (utilizando o ISIS Proteus) que fecha os contatos entre uma malha e a outra para que possamos encontrar a corrente de Norton que passa sobre ela da seguinte maneira.

Não há como fazer esse exercício na teoria pois quando fecha os dois contatos obrigatoriamente estaremos dizer que os dois pontos tem a mesma tensão e por isso não haverá corrente passando por elas, a dica seria colocar uma resistência muito baixa de uns 0.0001   Ω e calcular a diferença de tensão entre elas por uma transformação delta-estrela.

Passo 2

Agora invertendo a tensão com o amperímetro teremos a seguinte marcação.

Mesma tensão mesma corrente. Esse exercício de maneira teórica é mais fácil , basta fazer lei das malhas com uma resistência baixíssima no lugar do amperímetro.

Resposta

V = 12   V ,   i = 100 μ A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

46- Usando a Figura 4.113 , elabore um problema para ajudar outros estudantes a entender melhor circuitos equivalente de Norton.
47- Obtenha os circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton do circuito na Figura 4.114 em relação aos terminais a - b .
58- A rede na Figura 4.124 representa um modelo de um amplificador com transistor bipolar de emissor comum conectado a uma carga. Determine a resistência de Thévenin vista pela carga.
59- Determine os equivalentes de Thévenin e de Norton nos terminais a - b do circuito da Figura 4.125 .
65- Para o circuito mostrado na Figura 4.131 , determine a relação entre V o e I o .