a) Um estudante universitário acorda com fome. Liga a cafeteira, coloca uma tigela de mingau de aveia no micro-ondas, põe duas fatias de pão na torradeira e começa a fazer ovos mexidos na frigideira elétrica. Se todos esses aparelhos forem alimentados por um circuito de 120 V, protegido por um disjuntor de 50 A, o disjuntor vai interromper esse café da manhã?
b) O colega de quarto do estudante acorda e liga o aparelho de ar condicionado. Ele percebe que o quarto está uma bagunça, então começa a aspirar o carpete. E agora, o disjuntor do circuito vai interromper o café da manhã?
Passo 1
Esse estudante é bem multi-tarefas né? Olha a quantidade de coisas que ele faz ao mesmo tempo! Brincadeiras à parte vamos esse circuito para ver o que vai acontecer.
Sabemos que é um circuito de 120V e um disjuntor de 50A. Com esses dados, lembrando da fórmula da potência podemos calcular a potência máxima que podemos conectar nesse circuito:
O livro nos dá uma tabela de potências (10.1) para usarmos nesse exercício, sendo elas:
- 1200W cafeteira
- 1196W frigideira
- 1450W micro-ondas
- 1146W torradeira
Calculando agora a potência total consumida:
Como a potência consumida é menor que a máxima, o disjuntor não desarmará (mas a conta de luz desse estudante vai vir nas alturas se continuar assim).
Passo 2
Agora que o amigo dele resolveu ligar ainda mais coisas na rede, vamos descobrir na tabela a potência de cada elemento ligado e depois calcular a potência consumida:
- 860W ar condicionado
- 630W aspirador
- 4992W usados pelo estudante
Calculando agora a potência consumida:
A potência passou dos 6000W máximos, assim o disjuntor vai desarmar! Alguém vai ficar no escuro!
Resposta
a) Não
b) Sim