Qual reação deve ter uma variação negativa na entropia?

  1. 2   N H 3 → N 2 ( g ) + 3   H 2 ( g )
  2. C a O ( s ) + C O 2 ( g ) → C a C O 3 ( g )
  3. N a C l ( s ) + N a ( a q ) + → C l ( a q ) -
  4. N 2 O 4 ( g ) → 2   N O 2 ( g )
  5. 2   C ( s ) + O 2 ( g ) → 2   C O ( g )

Passo 1

Vamos lá, a questão nos dá opções para responder qual delas deve ter uma variação de entropia negativa… Bom, então vamos dar uma olhada geral nas opções que a gente consegue! Partiu!

Passo 2

A letra a, nos mostra uma reação de um reagente dando dois produtos, dessa forma já vemos que a entropia dos produtos será maior que a do reagente, então a variação será positiva, já que:

Δ S = S p r o d u t o s - S r e a g e n t e

Show!

Passo 3

Na letra b, temos o contrário da letra a, existem mais reagente que produtos, Oppa! Essa variação aí é negativa! Encontramos a resposta, mas vamos continuar avaliando...

Passo 4

A letra c aparenta ser igual a letra b, mas o seu reagente é sólido e seu produto aquoso, o que nos indica que a variação de entropia foi positiva!

Passo 5

Na letra d, nossa variação tende a zero por serem substâncias gasosas com apenas um produto e um reagente.

Passo 6

Vamos para última! Na letra e, temos como reagente substâncias puras, dando uma mistura, logo a variação de entropia desse sistema é positiva, pois aumentou a desordem.

Show! Finalizamos essa!

Resposta

Letra b.

Exercícios Resolvidos de Entropia

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

A entalpia padrão de formação de S i C l 4 ( g ) é - 662,75k J. m o l - 1 e sua entropia molar padrão é 330,86J. K - 1m o l - 1 . Calcule a temperatura na qual a redução de S i C l 4 ( g ) a S i ( s )
3.9 (b) Com as entropias das reações calculadas no Exercício 3.8b e com as entalpias das mesmas reações, calcule as energias padrões das reações a 298 K.
3.9 (a) Com as entropias das reações calculadas no Exercício 3.8ª e com as entalpias das mesmas reações, calcule as energias padrões das reações a 298 K.
3.8 (b) Calcule a entropia-padrão das seguintes reações, a 298 K: Z n s + C u 2 + a q → Z n 2 + + C u s C 12 H 22 O 11 s + 12O 2 g → 12C O 2 g + 11H 2 Ol
3.1 (a) Calcule a variação de entropia quando 25 kJ de energia, na forma de calor, se tranferem reversível e isotermicamente para um grande bloco de ferro a (a) 0°C e (b) 100°C.