Seis soluções aquosas de nitrato de sódio, N a N O 3 , numeradas de I a IV, foram preparadas, em diferentes temperaturas, dissolvendo-se diferentes massas de N a N O 3 em 100 g de água. Em alguns casos, o N a N O 3 não se dissolveu completamente. Este gráfico representa a curva de solubilidade de N a N O 3 , em função da temperatura, e seis pontos, que correspondem aos sistemas preparados:

Quais das soluções formou corpo de fundo?

Passo 1

Para saber quais das soluções preparadas contém corpo de fundo ou não, precisamos analisar onde elas estão em referência à curva de solubilidade.

Se elas estiverem abaixo da curva, isso quer dizer que a solução ainda não contém todo o soluto possível que o solvente consegue dissolver. Ou seja, a solução ainda está insaturada. (No gráfico, VI e V).

Se a solução estiver exatamente em cima da curva de solubilidade, ela tem a concentração exata que corresponde ao máximo de soluto que o solvente consegue dissolver nessa temperatura. A solução está, então, saturada. (Exemplos do gráfico: II e IV).

Já acima da curva de solubilidade o sistema tem mais soluto do que o solvente consegue dissolver, e ele forma corpo de fundo, já que a solução já está saturada e ainda sobra solvente!

Resposta

As soluções que formam precipitado são as soluções que tem concentrações acima da curva de solubilidade, como a solução I e III.

Exercícios Resolvidos de Fatores que alteram a solubilidade

Ver Teoria