13. Escreva as três componentes da equação de Navier-Stokes em coordenadas cartesianas em termos da pressão modificada. Insira a definição de pressão modificada e mostre que as componentes x, y e z são idênticas àquelas em termos de pressão regular. Qual é a vantagem do uso da pressão modificada?

Passo 1

Da definição de pressão modificada, que pode ser mostrada como a soma da pressão termodinâmica P, e da pressão hidrostática gh, como apresentada na equação seguinte:

P ' = P + ρ g h

Em termos de P ', como componentes da equação de Navier-Stokes em coordenadas cartesianas são escritas conforme as equações, a seguir:

ρ ∂ u ∂ t + u ∂ u ∂ x + v ∂ u ∂ y + w ∂ u ∂ z = - ∂ P ' ∂ x + μ ∂ 2 u ∂ x 2 + ∂ 2 u ∂ y 2 + ∂ 2 u ∂ z 2

Componente x: ρ ∂ u ∂ t + u ∂ u ∂ x + v ∂ u ∂ y + w ∂ u ∂ z = - ∂ P ' ∂ x + μ ∇ 2 u

Componente y: ρ ∂ v ∂ t + u ∂ v ∂ x + v ∂ v ∂ y + w ∂ v ∂ z = - ∂ P ' ∂ y + μ ∇ 2 v

Componente z: ρ ∂ w ∂ t + u ∂ w ∂ x + v ∂ w ∂ y + w ∂ w ∂ z = - ∂ P ' ∂ z + μ ∇ 2 w

Substituindo a equação da pressão modificada nas equações mostrada acima, temos que o termo de gravidade desapareceu nos componentes x e y. e permanecer em z, uma vez que é independente de x e y.

Então, o resultado dos três componentes da equação de Navier-Stokes torna-se:

Componente x:

ρ ∂ u ∂ t + u ∂ u ∂ x + v ∂ u ∂ y + w ∂ u ∂ z = - ∂ P ' ∂ x + μ ∇ 2 u

Componente y:

∂ v ∂ t + u ∂ v ∂ x + v ∂ v ∂ y + w ∂ v ∂ z = - ∂ P ' ∂ y + μ ∇ 2 v

Componente z:

ρ ∂ w ∂ t + u ∂ w ∂ x + v ∂ w ∂ y + w ∂ w ∂ z = - ∂ P ' ∂ z - ρ g + μ ∇ 2 w

Podemos observar como os componentes x, y, e z, mostrada nas equações obtidas, são equações de Navier-Stokes em função de pressão regular, com uma gravidade agindo na direção z.

Passo 2

A vantagem da utilização da pressão modificada é o termo da gravidade que desaparece da equação de Navier-Stokes, apresentando o seu manejo mais simplificado.

Resposta

Resposta em texto.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Compare o fator de forma H (definido na Equação 10-95) para uma camada limite laminar versus camada limite turbulenta sobre uma placa plana, assumindo que a camada limite turbulenta é turbulenta desde
Para a aproximação linear do Problema 10 - 83 , use a definição de coeficiente local de atrito superficial e a equação integral de Kárman para gera uma expressão para δ / x . Compare o seu resultado c
Calcule o valor do fator de forma H para o caso limite de uma camada limite que é infinitesimalmente fina (Figura P 10 - 89 ). Esse valor de H é o valor mínimo possível.
O perfil de Blasius da camada limite é uma solução exata das equações da camada limite para escoamento sobre uma placa plana. No entanto, os resultados são um pouco incômodos de usar, pois os dados ap
Para a aproximação da onda senoidal do Problema 10 - 85 , use a definição de coeficiente local de atrito superficial e a equação integral de Kárman para gerar uma expressão para δ / x . Compare o seu