4.94 Uma caldeira monotubular consiste em um tubo de 6 m de comprimento de 9,5 mm de diâmetro interno. Água líquida entra no tubo a uma taxa de 0,135 kg/s com pressão de 3,45 MPa (abs). Vapor sai do tubo a 2,76 Mpa (manométrica), com massa específica de 12,4 kg/m³. Determine o módulo e o sentido da força exercida pelo fluido sobre o tubo.
Passo 1
Como a densidade da água líquida é 999 kg/m³,
Então podemos achar a velocidade de entrada, :
Pela equação da continuidade podemos achar a velocidade de saída, :
Passo 2
Vamos usar a componente x da equação da quantidade de movimento.
Mas a força exercida pelo fluido é:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Calcule a força requerida para manter o tampão fixo na saído do tubo de água. A vazão é 1,5m 3 / s e a pressão a montante é 3,5M P a .
Água está escoando em regime permanente por um cotovelo de 180 ° . Na entrada do cotovelo, a pressão manométrica é 103k P a . A água é descarregada para a atmosfera. Considere que as propriedades são
Em um cotovelo redutor de 180 ° de diâmetro interno de 0,2m , a água tem uma velocidade média de 0,8m / s e uma pressão manométrica de 350k P a . Na saída, a pressão é 75k P a , e o diâmetro é 0,04m .
Água está escoa em regime permanente pelo bocal mostrado, descarregando para a atmosfera. Calcule a componente horizontal da força na junta flangeada. Indique se a junta está sob tração ou compressão.
Um grande tanque, de altura h = 1m e diâmetro D = 0,75m , está fixado sobre uma plataforma rolante conforme mostrado. Água jorra do tanque por meio de um bocal de diâmetro d = 15m m . A velocidade uni