Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Fox - Mecânica dos Fluidos- Ed: 8º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 65
7.65 As características fluidodinâmicas de uma bola de golfe devem ser testadas usando um modelo em um túnel de vento. Os parâmetros dependentes são a força de arrasto, FD, e a força de sustentação, FL, sobre a bola. Os parâmetros independentes devem incluir a velocidade angular, ω, e a profundidade das cavidades da bola, d. Determine parâmetros adimensionais adequados e expresse a dependência funcional entre eles. Um profissional de golfe pode golpear uma bola a V = 75 m/s e ω = 8100 rpm. Para modelar estas condições em um túnel de vento com velocidade máxima de 25 m/s, que diâmetro de modelo deve ser utilizado? Quão rápido deve o modelo girar? (O diâmetro de uma bola de golfe oficial americana é 4,27 cm).
Passo 1
Primeiro temos que lembrar que os adimensionais ligado a Força de Arrasto e força de Lift são:
Passo 2
Para determinar o diâmetro do modelo, nós usamos o número de Reynolds, dado que o modelo e o protópito precisam ter o mesmo número de Reynolds:
Passo 3
Para determinar a velocidade angular, ou seja o quão rápido ele vai girar, é necessário usar a relação do adimensional envolvendo a Velocidade angular o Diâmetro e a Velocidade: