Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Fox - Mecânica dos Fluidos- Ed: 8º - Capítulo 8.Problemas - Ex. 80
Água escoa em um tubo horizontal de área transversal constante; o diâmetro do tubo é e a velocidade média do escoamento é . Na entrada do tubo, a pressão manométrica é e a saída é à pressão atmosférica. Determine a perda de carga no tubo. Se o tubo estiver alinhado agora de modo que a saída fique acima da entrada, qual será a pressão na entrada necessária para manter a mesma vazão? se o tubo estiver alinhado agora de modo que a saída fique abaixo da entrada, qual será a pressão na entrada necessária para manter a mesma vazão? Finalmente, quão mais baixa deve estar a saída do tubo em relação à entrada para que a mesma vazão seja mantida, se ambas as extremidades estão à pressão atmosférica (isto é, campo gravitacional)?
Passo 1
Fala aí galera, vamos para mais um problema de Mecânica dos fluidos. A equação básica entre entrada (1) e saída (2) é (8.29):
A equação 8.29 torna-se:
Substituindo:
Passo 2
Para um tubo inclinado com a mesma vazão, a perda de carga será a mesma que acima; além disso, temos os seguintes novos dados:
A equação 8.29 torna-se:
Passo 3
Para um tubo em declínio com a mesma vazão, a perda de carga será a mesma que acima; além disso, temos os seguintes novos dados:
A equação 8.29 torna-se:
Passo 4
Para uma alimentação por gravidade com a mesma vazão, a perda de carga será a mesma que acima; além disso, temos os seguintes novos dados:
A equação 8.29 torna-se: