Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Fox - Mecânica dos Fluidos- Ed: 8º - Capítulo 6.Problemas - Ex. 86
Um aspirador produz sucção por meio de uma corrente de água escoando através de um venturi. Analise a forma e as dimensões de tal aparelho. Comente sobre as limitações sobre o seu uso.
Passo 1
Por intuição, a estrutura do tubo do aspirador de pó deve se assemelhar a um bocal convergente, para reduzir a pressão, seguido de um difusor divergente que promove a recuperação dessa pressão perdida. Esse é o formato padrão de um venturi.
Passo 2
Como sabemos que a saída do difusor descarrega para a atmosfera, então, naquele ponto, temos pressão atmosférica. Dessa forma, como a pressão aumenta ao longo do difusor, na extremidade temos o ponto de maior pressão, e dessa forma, na sua entrada, temos uma pressão menor. E essa diferença de pressão que causa a sucção do ar e da poeira.
Passo 3
Mas alguns cuidados devem ser tomados, não podemos, por exemplo, deixar a maior quantidade de ar possível entrar, pois isso pode alterar o tipo do escoamento, (laminar – turbulento) e causar um distúrbio na diferença de pressão promovida pelo difusor, o que impacta diretamente na performance e na capacidade do aspirador de pó exercer sua função.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)