Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Frank White - Mecânica dos Fluidos- Ed: 6º - Capítulo 2.Problemas - Ex. 108
Uma bola sólida de alumínio (d = 2,7) com 7 cm de diâmetro e uma bola sólida de latão (d = 8,5) se equilibram perfeitamente quando submersas em um líquido, como mostra a Figura P2.108. (a) Se o fluido for água a 20° C, qual é o diâmetro da bola de latão? (b) Se a bola de latão tiver um diâmetro de 3,8 cm, qual é a massa específica do fluido?
Passo 1
E aí, galera, tudo bem? MecFlu pode parecer difícil, mas cola aqui que eu vou te ajudar!
A primeira ideia que a gente tem que ter da questão é de qual assunto ela faz parte. Esse problema em específico é referente à seção 2.8 do livro, chamada “Empuxo; princípios de Arquimedes”.
Nessa questão temos duas esferas, uma de alumínio, com diâmetro densidade , e outra de latão, de densidade . As duas estão submersas no mesmo líquido, e se equilibram perfeitamente como mostra a figura do problema.
O enunciado pede que a gente descubra o diâmetro da bola de latão para o caso do fluido ser água a e também a massa específica do fluido para o caso de .
Pra resolver a questão, precisamos lembrar apenas uma coisa: se ambas as esferas se equilibram quando estão submersas no líquido, então seus pesos aparentes são iguais.
A gente deve lembrar que o peso aparente é igual ao peso real do corpo menos a força devido ao empuxo. Dessa forma, teremos algo como:
Lembrando, ainda, que como as esferas estão completamente submersas, os volumes deslocados pelos corpos serão iguais, e nosso balanço se torna:
Nos próximos passos iremos resolver essa equação pras duas situações especificadas. Então vem comigo pra gente resolver esse problema juntos!
Passo 2
Primeiro, iremos resolver a letra (a), onde iremos considerar o fluido onde as esferas estão submersas como água a e, portando .
Substituindo este e os outros valores no balanço que fizemos no Passo 1, teremos:
Passo 3
Pra finalizar a questão, iremos resolver a letra (b), onde iremos considerar e onde iremos descobrir .
Novamente,ubstituindo este e os outros valores no balanço que fizemos no Passo 1, teremos:
Para calcularmos a massa específica desse fluido, fazemos
Se formos na Tabela A.3, “Propriedades dos líquidos comuns a 1 atm e 20°C”, na página 829, isso corresponde à massa específica do Tetracloreto de carbono.
Pronto, matamos a questão juntos!
Resposta
(a) O diâmetro da bola de latão é
(b) a massa específica desse fluido é , que corresponde à massa específica do Tetracloreto de carbono