Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Fox - Mecânica dos Fluidos- Ed: 8º - Capítulo 6.Problemas - Ex. 22
Uma camada de líquido separa duas superfícies planas, conforme mostrado. A superfície inferior é estacionária; a superfície superior move-se para baixo com velocidade constante, V. A superfície móvel tem largura, w, perpendicular ao plano da figura e w ≫ L. A camada de líquido incompressível, de massa específica ρ, é espremida para fora do espaço entre as superfícies. Considere que o escoamento é uniforme em qualquer seção e despreze a viscosidade como primeira aproximação. Use um volume de controle adequadamente escolhido para mostrar que u = Vx/b dentro da fresta, em que b = b0 - Vt. Obtenha uma expressão algébrica para a aceleração de uma partícula fluida localizada em x. Determine o gradiente de pressão, ∂p/∂x, na camada líquida. Determine a distribuição de pressão, p(x). Obtenha uma expressão para a força resultante de pressão que age sobre a superfície (móvel) plana superior.
Passo 1
Pessoal, vamos primeiro provar que . Para isto iremos aplicar a equação da conservação de massa:
Como o liquido esta sendo espremido e saindo pelas laterais, haverá variação de massa no sistema. Uma vez que as placas são planas e considerando uma variação infinitesimal na altura, a equação será reduzida para:
Podemos observar pela figura que a variação de altura pela placa superior em função do tempo é –V.
Substituindo:
Outra maneira:
Além disso, temos uma relação entre V e u, pois o volume deslocado na vertical é o mesmo que escoará pela horizontal. Veja o desenho:
Derivando em função do tempo:
Usando o referencial do enunciado , que é o inverso de y (em t=0, ).
Passo 2
A equação da aceleração da partícula em x é dada pela equação:
Simplificando a expressão, ficamos com:
Passo 3
Para encontrar o gradiente de pressão, vamos usar a equação de Euler em x:
Substituindo e sendo :
Passo 4
A distribuição de pressão pode ser encontrada integrando a equação do gradiente:
Passo 5
A equação geral da força é dada por:
Substituindo o valor de p, da área onde a força atua ( ) e usando o intervalo de 0 a L, temos (Atenção que no comprimento total temos 2L):