Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 122
Um domo hemisférico de e diâmetro de sobre uma superfície nivelada é preenchida com água, como mostra a figura . Uma pessoa diz que pode elevar esse domo utilizando a lei de Pascal e acoplando um tubo longo ao topo e preenchendo-o com água. Determine a altura de água necessária no tubo para elevar o domo. Despreze o peso doo tubo e da água que ele contém.
Passo 1
Temos que determinar a coluna de água necessária para elevar o nosso domo.
Para isso vamos assumir que a pressão atmosférica atua nos dois lados do domo, e portanto podemos ignora-la nos nossos cálculos por convenção e também o peso do tubo e da água que está nele serão desprezados.
Tomaremos a densidade da água como padrão de .
Temos que a água e o domo serão um sistema só.
Quando estamos falando de elevar o domo, a força de reação entre o domo e o chão se torna zero, pois segunda a terceira lei de Newton, para toda força de ação temos uma de reação de mesmo módulo e sentido oposto atuando em corpos diferentes, está não é a definição bonitinha só pra constar. Seguindo o raciocínio, o diagrama de corpo livre do sistema envolve o peso do domo e da água, balanceado pela hidrostática da força de pressão. Seguindo isto podemos igualar estas forças peso e força de hidrostática.
Passo 2
Um humilde desenho do que se passa no nosso domo.
Seguindo a lógica que foi enunciada temos, que o somatório de forças na vertical ou no eixo , como preferir, fica:
Isolando , temos:
Antes de finalizarmos o calculo temos que determinar a massa da água, como assumimos o domo com um formato de uma meia esfera e temos sua densidade, podemos determinar a massa:
Substituindo na formula de , temos: