Para o escoamento de Poiseuille bidimensional do Problema 4-79, calcule as taxas de deformação linear nas direções x   e y e calcule a taxa de deformação por cisalhamento ε x y .

Passo 1

Fala aí gente, vamos ficar craque em Mecânica dos Fluidos e garantir aquele notão. Primeiramente, sabemos que a taxa de deformação linear é dada por:

ε x x = ∂ u ∂ x = 0

ε y y = ∂ v ∂ y = 0

Logo, a taxa de tensão de cisalhamento no plano x-y é dada por:

ε x y = 1 2 ∂ u ∂ y + ∂ v ∂ x

Substituindo:

ε x y = 1 2 1 2 μ d P d x 2 y - h + 0 = 1 4 μ d P d x 2 y - h

As partículas de fluido nesse fluxo têm taxa de tensão de cisalhamento diferente de zero.

Resposta

ε x y = 1 4 μ d P d x 2 y - h

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere o escoamento de Poiseuille bidimensional do problema 4-79. O fluido entre as placas é água a 40 ° C . Seja h = 1,6 m m a altura da lacuna e d P d x = - 230 N / m 3 o gradiente de pressão. Ca
Considere o escoamento de Poiseuille bidimensional do problema 4 - 79 . O fluido entre as placas é água a 40° C . Seja h = 1,6m m a altura da lacuna e d P / d x = - 230N / m 3 o gradiente de pressão.
O escoamento de duto convergente é modelado pelo campo de velocidade em regime permanente e bidimensional do Problema 4-15. Use a taxa de deformação volumétrica para verificar se esse campo de escoame
Usando os resultados do Problema 4-58: ( a ) Esse escoamento é rotacional ou irrotacional? ( b ) Calcule a componente z da vorticidade para esse campo de escoamento.
Para o campo de velocidade do Problema 4-49, calcule o vetor vorticidade. Em qual direção aponta o vetor vorticidade?